O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) comemora, nos dias 11 a 18 de maio de 2021, sua Semana de Enfermagem – com o tema “A magia do cuidar”, o Hospital destaca o cuidado e o desenvolvimento técnico dos profissionais. As homenagens a enfermeiros e técnicos de enfermagem tiveram início na terça-feira (11/05/2021), durante o Café com a Diretoria – reunião virtual dos gestores do Hospital com funcionários de todos os setores.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, explicou a escolha do tema: “É indiscutível que a enfermagem é a equipe que mais representa a ideia do cuidar; existe uma certa magia em fazer com que a dor, a tristeza e a angústia sejam mais leves, mais suportáveis – mas esse cuidado também é feito com técnica, não só com afeto”.

O diretor assistencial do Hospital, Gilson Andrade, destacou a importância de homenagear enfermeiros e técnicos de enfermagem pelo trabalho brilhante que realizam. “Particularmente na área hospitalar, a enfermagem é comparada à espinha dorsal, a tudo que é absolutamente essencial. Não é à toa que essa data foi criada e que merece ser sempre renovada”, afirmou.

A gerente de Enfermagem do HCB, Ana Paula Charão, mencionou o impacto da pandemia, mas destacou o trabalho que a equipe de enfermagem do Hospital já desempenhava na pediatria terciária. “Estamos, há quase 10 anos, fazendo uma assistência muito diferenciada – um cuidado mágico, alegre, lúdico, que acolhe; são pessoas que estão na assistência, fazendo um elo entre as outras equipes”, disse Charão.

Mágica no atendimento

A reunião virtual contou com a participação do mágico Rapha Santacruz, que já participou de eventos do Hospital e é criador do curso “Saúde Mágica” – do qual profissionais do HCB participaram em 2020 e 2021. Santacruz falou sobre o uso da mágica na enfermagem e como ela é um dos elementos que os profissionais podem desenvolver para melhorar o atendimento oferecido: “A mágica é uma ferramenta, mas tem coisas muito mais importantes, ferramentas invisíveis, inerentes ao ser humano – por exemplo, a empatia”.

Santacruz também compartilhou um vídeo da enfermeira do HCB Renata Rodrigues, que participou de seu curso. Rodrigues, que passou a usar a mágica durante o atendimento às crianças, refletiu sobre pontos ensinados pelo palestrante: “Ele questiona se um bom atendimento é um diferencial – e fala que não, que um bom atendimento é a nossa obrigação. Que a gente consiga ter esse manejo, essa empatia; que a gente se avalie diariamente, porque a nossa assistência merece esse olhar – mais que isso, os nossos pacientes merecem”.

 

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke

Saiba Mais +

Empresária doa brinquedos para o HCB; Papai Noel entregará os presentes aos pacientes antes do Natal

Presidente de farmacêutica Xamano Biotech visita HCB

Distrital veio ao Hospital pela primeira vez e prometeu destinar mais emendas parlamentares ao HCB