O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) abraça os momentos marcantes da vida das crianças atendidas — como os finais de ciclos quimioterápicos e os aniversários de quem está internado. Foi o que aconteceu na sexta-feira (13/01/2023), quando a jovem Júlia Alves, 15 anos, encerrou uma etapa de seu tratamento. Durante sessão de quimioterapia, a adolescente foi surpreendida com um bolo de frutas feito especialmente para ela.

“Estou muito feliz por passar esse tempo com vocês, eu aprendi muitas coisas com a equipe. Foi um momento difícil, mas eu senti um carinho enorme vindo de todos, desde o pessoal da cozinha, das enfermeiras, até os médicos”, disse Júlia, emocionada, ao receber o bolo.

O lanche foi entregue pelos profissionais que a acompanharam durante seu tratamento, inclusive as equipes de nutrição e cozinha. "Eu achei o bolo uma gracinha, eles vieram perguntar antes sobre as frutas. Colocaram até as gavetinhas!”, contou a adolescente, ao perceber que a escultura tinha o formato de uma penteadeira. Essa é a segunda vez que ela comemora momentos importantes no HCB. No último aniversário, em setembro, ela também ganhou um bolo para celebrar.

A entrega dos bolos especiais começou há um ano, como forma de comemoração pelas etapas de tratamento vencidas; antes, ela era feita apenas nos dias de aniversário. “Procuramos inovar em prol de nossas crianças, buscando sair do convencional para ações lúdicas, sem perder o nosso foco nutricional, que é a alimentação saudável”, afirma a gerente de Nutrição e Serviços, Nádia Gruezo. Ela explica que “o bolo de frutas temático é personalizado para cada criança, a fim de não perdermos o encantamento merecido e deixar a festa mais divertida”.

Segundo a técnica em nutrição Brunna Ravenna, as equipes de enfermagem e nutrição se articulam para preparar o momento especial. Ao saber de datas de aniversário ou de fim da etapa de tratamento, enfermeiros informam a equipe de nutrição, que dá início ao preparo dos bolos comemorativos. De acordo com os gostos pessoais da criança, profissionais terceirizados que atuam na cozinha do HCB montam a estrutura com frutas — seja ela um castelo, um carrinho, ou uma penteadeira, como foi o caso de Júlia.

“Comecei a fazer essas estruturas aqui no HCB, são todas feitas na hora; eu nunca tinha feito isso antes. Hoje, me pediram um bolo relacionado a maquiagem. Fiquei me perguntando como iria fazer, mas daí eu montei e deu certo, afirma o saladeiro Renan da Silva (foto acima), que encantou a todos com a surpresa feita para Júlia.

 

Texto: Beatriz Mascarenhas
Fotos: Maria Clara Oliveira

Saiba Mais +

Família atendida pelo Hospital da Criança de Brasília decidiu doar órgãos do filho de dois anos

Campanha realizada por policiais federais arrecadou mais de duas mil fraldas, doadas ao Hospital da Criança de Brasília

Gestores do HCB apresentam iniciativas de ensino e pesquisa translacional ao presidente da FAPDF