O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) nasceu para ser diferente e proporcionar aos seus usuários um atendimento de qualidade e humanizado. Sua estrutura física quebra o paradigma do ambiente hospitalar, criando uma atmosfera lúdica e agradável. Nosso corpo técnico é formado por renomados especialistas e primamos pela excelência técnica operacional. Atuamos de forma a sermos reconhecidos, em um futuro próximo, como um hospital de excelência nacional – capaz de oferecer à população um serviço totalmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), eficaz e eficiente, cujo produto é assistir às crianças e adolescentes portadores de doenças de média a alta complexidade em sua integralidade.
Iniciamos as atividades com o propósito de contemplar um modelo gerencial inovador: implementar os princípios e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH) valorizando os sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores da instituição.
Alinhado às diretrizes da transversalidade, protagonismo e indissociabilidade entre a atenção e a gestão, considerem-se implementados na realidade das práticas gerenciais e assistenciais no HCB os principais dispositivos do PNH.
- Gestão descentralizada e participativa;
- Ambiência;
- Contrato de Gestão;
- Acesso ampliado;
- Visita aberta;
- Monitoramento e avaliação;
- Família participante;
- Cuidado integral e resolutivo da assistência organizada em Unidades de Produção (Equipes multiprofissionais e de referência e para a organização dos processos do trabalho) e programas e ações educacionais e de Saúde para colaboradores;
- Respeitando os princípios do SUS de Integralidade, Universalidade e Equidade, o HCB avança em suas proposições, consolidando um padrão de atendimento e gestão humanizados.