Voluntários são homenageados pelo HCB

27/08/2021

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na segunda-feira (23/08/2021), cerimônia de homenagem pelo Dia Nacional do Voluntário (comemorado em 28 de agosto). Durante reunião virtual, a equipe do HCB ressaltou a importância do serviço voluntário.

Em vídeo, a diretora técnica do Hospital, Isis Magalhães, falou sobre a relevância dos voluntários mesmo após 10 anos da inauguração do HCB. “Além de ser a força motriz  no nascimento do projeto, o trabalho voluntário é fator importante na manutenção dessa parceria com a sociedade civil e é o que dá poder a essa parceria; é a sociedade civil dentro do Hospital, vivenciando e executando a missão para o qual ele foi criado”, afirmou Magalhães.

A diretora de Estratégia e Inovação do HCB, Erika Bomer, relembrou o trabalho da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), que mobilizou voluntários no Distrito Federal para construir o HCB. “Pessoas se doaram por essa história. Sabemos que o Hospital nasceu da Abrace, mas quantas pessoas estão envolvidas nesse processo?” – questionou Bomer, que destacou a atuação de cidadãos que participaram de diversos momentos da história do Hospital.

O serviço voluntário realizado no HCB é fruto de uma parceria com a Abrace. A presidente da Associação, Maria Ângela Marini, também participou do evento, agradecendo às pessoas que se oferecem para esse serviço. “Ser voluntário é opção; é por vocação que exercemos esse trabalho. O que resulta desse ato de doação é a promoção do bem-estar daqueles que a recebem. O voluntário é essencial à vida com alegria em um ambiente de dor”, disse Marini. O presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Cláudio Duda, concordou: “O voluntário é aquela alma, aquele ser especial que faz o melhor por nós”.

A supervisora de Voluntariado e Brinquedotecas do HCB, Suely Lemos, falou sobre a relação que os voluntários estabelecem com as crianças atendidas pelo Hospital e contou que “elas aguardam, com ansiedade, a chegada do ‘tio do jaleco azul’”, em referência ao colete que identifica o voluntariado no HCB. Outros funcionários do Hospital também homenagearam os voluntários, por meio de vídeos exibidos durante a cerimônia.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: João Victor Soares e João Vítor Rosa
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke