Usuários do HCB participam de missa

06/11/2019

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), seus acompanhantes e funcionários do HCB participaram de uma missa, celebrada no próprio Hospital pelo padre Roger Araújo, na terça-feira (05/11/19).

A missa foi um pedido de um usuário do Hospital. Wanderson Nogueira é pai de Maria Heloísa, acompanhada pela equipe de fibrose cística. A família é católica e acompanha a Comunidade Canção Nova, da qual o padre Roger também participa.

Nogueira contou que, em outubro, a filha precisou ser internada durante 14 dias – período durante o qual se sentiu bastante acolhida no HCB. “Passeando por esses corredores, a gente sente o amor de Deus no olhar dos enfermeiros, dos médicos, no cuidado que têm com a gente. Não tem explicação, esse é um lugar de Deus”, afirmou.

João Paulo de Souza também acompanha a Canção Nova e conhece o HCB há um ano: sua filha Ana Isabel de Souza, cinco anos, é atendida pela oncohematologia. Segundo ele, a atenção que a filha recebe da equipe do Hospital “é uma providência de Deus”. Souza foi responsável pelos cantos da celebração. “Minha única expressão por estar aqui, nesse momento, é a gratidão pela acolhida dos profissionais e o amor com que tratam todas as crianças”, disse.

O padre Roger Araújo (foto acima, à direita) foi convidado por Nogueira e Souza por já ser conhecido pelas famílias. Em sua opinião, momentos voltados à religião são importantes para o público do HCB. “Jesus se voltou, em primeiro lugar, para os doentes, os enfermos, porque curar é, acima de tudo, cuidar. Os pacientes sabem que Jesus está aqui cuidando deles: os enfermeiros, os médicos, os profissionais são mãos divinas para que o cuidado de Deus chegue até eles”, disse o padre.

Tatiana Lopes participou da missa com o filho Luiz Gustavo Lopes (foto acima), cinco meses. “Como nós estamos aqui com nossos filhos, não temos a oportunidade de estar indo tanto às igrejas, então trazer uma missa para o Hospital é importante para nós”, afirmou.

O Hospital da Criança de Brasília conta com espaço ecumênico, que pode ser utilizado tanto por usuários quanto por funcionários para celebrações religiosas e momentos de oração. Localizado na entrada da Unidade de Internação do HCB, ele está sempre aberto.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke