Um feliz Natal no HCB

24/12/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) entrou em clima de Natal de segunda a sexta-feira (16 a 20/12/19): música, dança e a visita do Papai Noel fizeram parte da programação especial de fim de ano.

Na segunda-feira (19/12/19), o Coro IBLN apresentou uma cantata natalina para as crianças e acompanhantes que estavam no hall central do Hospital. Yasmin de Fátima, 10 anos, assistiu à apresentação. “Eu achei ótimo. Eu queria cantar com eles, mas tenho um pouco de vergonha”, explicou a menina.

O Coro faz parte da Igreja Batista do Lago Norte e já realizou outras apresentações para o público do HCB. “Mais do que apresentar as músicas cantadas, é uma satisfação ver o brilho no olhar das crianças”, afirmou Patrícia Silveira, uma das coristas.

Na terça-feira (17/12/19), o Hospital permaneceu em clima musical: as crianças do Coral Infantil Ebenézer apresentaram, no hall do HCB, um repertório de músicas natalinas cristãs. Com várias coreografias, elas chamaram a atenção de Giovanna Firmino (foto acima), quatro anos. “Ela está adorando, porque ama música e ama dançar. No início, ela me falou que queria ficar dançando com eles, lá na frente”, disse Adriana Firmino, sua mãe.

O coral faz parte da Igreja Batista Ebenézer, de Taguatinga Norte, e se apresenta em igrejas, hospitais e shoppings. Para a regente, Ericarla Zimmerman, a oportunidade dos cantores se apresentarem para um público da mesma faixa etária é extraordinário. “Acho que essa é uma oportunidade que eles vão guardar para toda a vida. Decidimos cantar aqui no Hospital porque entendemos que, nesse momento em que uma criança adoece, tanto ela como os pais precisam de atenção e apoio e quisemos colaborar”, explicou Zimerman.

A quinta-feira (19/12/19) começou com muitas gargalhadas, danças e brincadeiras para as crianças que estavam na internação do HCB. Vestidos de palhaços, estudantes do Colégio Militar Tiradentes visitaram as crianças e trouxeram violão e desenhos para colorir. João Lucas Vasconcelos, quatro anos, ficou surpreso ao ver os palhaços. “Achei eles bem bonitos, o que eu mais gostei foi da dança que eles fizeram. Eles trouxeram desenhos e o que eu mais gostei foi o do Minion”. Para Lunara Vasconcelos, mãe de João, essas visitas “deixam o dia mais leve, ainda mais para as que estão internadas”.

Os alunos são do 3º ano do ensino médio e a ideia de fazer a visita ao HCB partiu dos estudantes, que buscaram acompanhamento de um professor. “Nosso maior objetivo com essa visita é trazer amor, alegria; sabemos que é uma rotina difícil e que, de alguma forma, trouxemos mais leveza para o dia delas”, conta Alan Gabriel Rodrigues, um dos estudantes.

À tarde, as alunas da escola Ballet Garden trouxeram a arte do balé para as crianças e seus acompanhantes, ao som de várias canções natalinas. Isadora Nunes, cinco anos, ficou encantada com a apresentação. “Eu gostei de tudo!”, contou a menina. Há quatro anos, o Ballet Garden se apresenta no HCB. “É sempre muito bom, somos muito bem recebidos, especialmente pelas crianças”, contou Kátia Sousa, diretora da escola.

Além das apresentações culturais, a semana de Natal do HCB também foi marcada pela visita do Papai Noel, que conversou tanto com as crianças internadas quanto com as que estiveram no hospital para fazer consultas e exames. Outro ponto que chamou a atenção tanto das crianças quanto de seus acompanhantes foi a decoração especial para as festas de fim de ano: projetada por um grupo de arquitetos e cenógrafos voluntários, ela ajudou a espalhar o clima festivo por diversas áreas do Hospital.

 

Texto: Giovanna Coelho
Fotos: Giovanna Coelho, Lara Reina e Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke