Sentimentos traduzidos em poemas

23/11/2022

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) lançou, na quarta-feira (23/11/2022), a publicação “Meu livro vai caminhar” - coletânea de poesias escritas por crianças e adolescentes em tratamento no HCB, bem como seus acompanhantes. O lançamento do livro aconteceu durante a cerimônia de comemoração dos 11 anos de funcionamento do Hospital.

A publicação é fruto de uma ação realizada em setembro e outubro de 2021, quando o HCB promoveu uma Oficina de Palavras conduzida pelo artista Túlio Borges. Durante os encontros, crianças e seus acompanhantes aprenderam a escrever poesias de forma descontraída. Na oficina, puderam relembrar sentimentos do passado e transformá-los em poemas.

Thatianne Abdon participou junto com a filha, Maria Laura Abdon (foto abaixo), 12 anos. “É um momento de descontrair as crianças; é muito legal que elas esqueçam um pouco desse período difícil que estão vivendo e consigam externar um pouco dos seus sentimentos. Para mim, como mãe, isso é ótimo, até para entender o que está se passando na cabeça da minha filha”, afirma.

A atividade levou a poesia além das oficinas. Adesivos com trechos de poemas escritos por Oswald de Andrade e Mário Quintana, entre outros autores, foram selecionados por Túlio Borges e fixados nas janelas dos leitos de internação, inspirando as crianças. A partir daí, meninos e meninas foram convidados a criar seus próprios textos.

Fabricia Oliveira, 14 anos, ficou impressionada com o poema que escreveu. “Quando o Túlio começou a falar sobre sentimentos, eu fui me lembrando das coisas e só coloquei no papel. No final, achei que minha poesia ficou muito boa”, conta a menina.

Túlio Borges é cantor e compositor, premiado em diversos festivais do país. Já ganhou o prêmio de melhor cantor independente pela Rádio Cultura de São Paulo e a nominação de um dos 50 melhores discos do ano pela Revista Manuscrita. Borges também é professor de crianças e uniu suas experiências profissionais para desenvolver a Oficina de Palavras do HCB.

Para acessar a publicação “Meu livro vai caminhar”, clique no link: https://www.hcb.org.br/quot_meu_livro_vai_caminhar_quot_poemas_do_hcb