Retorno do cata-vento retoma a história do HCB

18/01/2024

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inicia o ano de 2024 com nova logomarca: o cata-vento volta a representar a Instituição. A mudança, feita depois de votação realizada entre os funcionários do HCB, considera que a identidade visual é estratégica para construir a mensagem. É capaz de influenciar, transmitir um conceito e demonstrar a personalidade de uma instituição.

Com a alteração, o HCB é reconhecido pela figura colorida e lúdica que remete a um hospital pediátrico. A logomarca, a tipografia, as cores e as linhas curvas são elementos que traduzem o propósito, criam a identificação e geram vínculos com a Instituição.

O cata-vento – que acompanhou o HCB desde a inauguração até meados de agosto de 2018,  quando foi substituído – agrega os elementos citados, explicita o propósito e desperta sensações. A figura traduz um conceito infantil e lúdico, importante no atendimento humanizado que corresponde à assistência pediátrica; desperta a perspectiva de transformação, inovação e mobilidade. A mensagem transmite a personalidade desta Instituição.

A mudança da  logomarca levou em conta a opinião do público alvo e os anseios dos funcionários. Assim, o processo agregou a identificação e a empatia dos profissionais.

O desejo de mudança, explícito na opinião do público que se manifestava e defendia a volta da logomarca com o símbolo do cata-vento, foi validado numa pesquisa realizada pelo Hospital da Criança de Brasília junto aos 1.584 funcionários, resultando na logo adotada a partir de janeiro de 2024.