Retomada do voluntariado

23/07/2021

Após mais de um ano com diversas atividades suspensas devido à pandemia, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) tem estabelecido medidas para que algumas delas sejam retomadas de forma segura. Com isso, os voluntários voltaram a atuar no Hospital.

A supervisora de Voluntariado e Pedagogia Hospitalar do HCB, Suely Lemos, ressalta cuidados tomados neste retorno. “Seguimos um protocolo estipulado pelo Serviço de Controle de Infecções do Hospital, exigimos o teste de covid-19 e restringimos o trabalho dos voluntários aos Espaços do Brincar e brinquedotecas”, explica.

Para garantir que não haja aglomerações, o acesso a esses espaços lúdicos também foi alterado. Há um limite na quantidade de crianças que podem estar no local ao mesmo tempo, dependendo do tamanho de cada brinquedoteca, e o tempo de permanência é de até 30 minutos por criança – além disso, não se podem compartilhar brinquedos.

Ione Couto (foto acima), voluntária do HCB há quatro anos, conta que sofreu quando as atividades foram suspensas: “Foi terrível para mim, senti uma falta enorme de poder brincar e ajudar as crianças de alguma forma. Adorei retornar, me sinto segura com todas as medidas de prevenção adotadas pelo Hospital”.

O HCB conta com 13 grupos de voluntariado, que realizam tarefas distintas (como contação de histórias e palhaçaria); aqueles que retornaram estão atuando somente nos espaços para brincadeiras, independente do grupo de que faziam parte anteriormente. Weverton Kalix (foto abaixo), que fazia parte do grupo “Posso Ajudar?” há dois anos, já se habituou às atividades da brinquedoteca. “Minha adaptação foi ótima, o que eu mais gostei desse retorno foi poder manter uma interação com as crianças de forma segura”, afirma.

Segundo a supervisora Suely Lemos, outros grupos de voluntariado só serão reativados quando o Hospital perceber que é seguro. “Algumas crianças fazem tratamento aqui desde que nasceram e estão acostumadas com os voluntários no Hospital, sentem muita falta das atividades realizadas antes da pandemia, mas aos poucos estamos retornando essas ações”, diz.

 

Texto e fotos: João Victor Soares
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke