Renovação de receitas e remarcação de consultas podem ser feitas pela internet

20/10/2020

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) passou a disponibilizar novo conjunto de funcionalidades em seu site. O menu “Usuários HCB” facilita o acesso de pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Hospital a serviços como renovação de receitas de medicamentos. A solicitação de remarcação de consultas e exames também pode ser feita pelo site, tornando o agendamento mais rápido.

O acesso a esses serviços está disponível na página inicial do site do Hospital (https://www.hcb.org.br/), em “Usuários HCB”, e no canto superior direito do site, no menu com o mesmo nome. Depois de fazer a solicitação, os responsáveis recebem um número para acompanhamento – o prazo de resposta é de até sete dias úteis. "Eu achei bem mais fácil, o serviço ficou bem melhor e mais tranquilo para pedir receitas e marcar consultas", conta Vânia Lúcia Lemos, mãe de Davi da Silva, 10 anos.

Segundo o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, a medida está voltada ao cuidado com os usuários: “o Hospital da Criança de Brasília busca o bem-estar e o conforto das famílias acompanhadas pela equipe e a nova ferramenta contribui para esse objetivo”. O diretor de Assistência do HCB, Gilson Andrade, explica que “a ideia é ampliar a capacidade de comunicação com os usuários, reduzindo a necessidade de deslocamento”.

Anteriormente, estes serviços eram feitos apenas presencialmente ou por telefone (pelo número: 0800 002 2345). A possibilidade de realiza-los pelo site reduz tanto a necessidade de vir ao Hospital quanto o tempo de espera para atendimento telefônico. Cleuziane da Silva, mãe de Maria Rita da Silva, 15 anos, renovou receitas da filha e aprovou a novidade. "Foi tranquilo. Com a pandemia, fazer as solicitações por meio da internet é mais seguro", diz.

Inicialmente, o site será um meio alternativo ao telefone e ao contato presencial para solicitação dos serviços. Com o tempo, porém, todas as solicitações serão feitas apenas pela internet (o telefone será utilizado em casos de dúvidas). A ferramenta também será ampliada e, em breve, serão disponibilizados novos serviços, como o acesso a resultados de exames de imagem e laboratoriais, atualização de cadastro e orientações de preparo para os exames.

Caso os pais ou responsáveis não possam levar a criança a uma consulta já agendada, orienta-se que avisem ao HCB com ao menos 48 horas de antecedência: “Quanto mais cedo desmarcar o atendimento, melhor, para tentarmos aproveitar a vaga”, diz Gilson Andrade. Esse contato também pode ser feito pelo site: ao pedir por remarcação de consulta, é preciso informar que a solicitação se refere a consulta à qual a criança não poderá comparecer.

 

Contatos do Hospital da Criança de Brasília

Site: https://www.hcb.org.br/

Telefone: 0800 002 2345

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke