Realidade aumentada traz Papai Noel ao Hospital da Criança de Brasília

09/12/2020

Crianças em tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participam de um encontro virtual com Papai Noel de segunda a sexta-feira (07 a 11/12/2020), em nova ação do projeto Alegria Virtual. Dessa vez, a tecnologia de realidade aumentada permite que Papai Noel e um de seus duendes apareçam nos corredores do Hospital.

Utilizando celulares e tablets com o aplicativo “O Fabuloso mundo da realidade aumentada no Natal” – criado pelo Alegria Virtual –, as crianças são visitadas por uma versão digital dos tradicionais personagens natalinos. Lorenzo Mendes (foto acima), quatro anos, se divertiu vendo o duende aparecer em sua cama, na internação do HCB; o menino e sua mãe tiraram foto com o Papai Noel. Marcella Santos (foto abaixo), 14 anos, também aprovou a atividade: “É muito legal! Eu conheci esse tipo de ação ano passado, em um shopping; também gostei de ver aqui!”.

Quem vem ao HCB para consultas e exames também entra na brincadeira: cartazes com a programação da Semana de Natal contam com QR Code que permite o download do aplicativo utilizado para a atividade.

Essa é a segunda ação do projeto Alegria Virtual (criado pela agência de publicidade Casa Mais, de São Paulo) no HCB – em outubro, as crianças usaram óculos de realidade virtual para passear sem sair do Hospital. Com a realidade aumentada, é a brincadeira que entra no Hospital da Criança de Brasília. “A mudança foi boa por causa da pandemia: com o tablet, é ainda mais fácil fazer a higienização do material antes de passar para a próxima criança”, explica Fábio Costa, diretor da Casa Mais e responsável pelo projeto.

Programação adaptada à pandemia

Devido à necessidade de distanciamento social causada pelo novo coronavírus, as apresentações culturais realizadas no Hospital da Criança de Brasília em sua tradicional Semana de Natal foram adaptadas. O Núcleo de Comunicação e Mobilização do HCB estimulou corais e grupos de teatro parceiros, reunindo uma série de vídeos gravados especialmente para o Hospital. O material, que inclui apresentações de teatro, música e contação de histórias, será exibido nos dias 14 a 18/12/2020.

A decoração também foi modificada: duendes, renas e o próprio Papai Noel estampam adesivos nas janelas do HCB; também foram confeccionadas novas árvores de Natal, em formato que facilita a limpeza e reduz riscos de contágio pelo novo coronavírus.

A ação com realidade virtual foi tema de matéria veiculada no jornal DF2, da TV Globo, na quarta-feira (09/12/2020). Para assistir a matéria, clique aqui.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Giovanna Coelho e Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke