Qualidade de atendimento na internação oncológica

06/05/2022

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é reconhecido pelo St Jude’s Research Hospital – um dos maiores centros de atendimento de câncer pediátrico da América do Norte – como uma das primeiras 100 instituições médicas a integrar a St. Jude’s Global Alliance. Agora, o Hospital se prepara para implementar o Evat, programa criado pelo hospital americano voltado à internação.

A aliança é uma colaboração de hospitais, médicos e parceiros-chave dedicados a melhorar a qualidade da saúde prestada a crianças com câncer e outras doenças graves em todo o mundo. Com a interação entre as instituições, o HCB tem oportunidades de capacitação da equipe, além de aplicar métricas de autoavaliação baseadas em indicadores internacionais de desempenho.

Segundo a diretora técnica do Hospital, a oncohematologista Isis Magalhães, a aliança oferece diferentes oportunidades de melhoria dos serviços. Uma delas é o Programa Evat, que avalia a qualidade da assistência prestada pela enfermagem a crianças internadas para tratamento oncológico. “O Evat implanta um sistema de detecção precoce da deterioração clínica da criança internada; estamos no processo de capacitação para implantar esse sistema, a enfermagem vai ser capacitada para isso”, afirma Magalhães. O programa já foi implementado em mais de 20 centros pediátricos de câncer na América Latina e trará mais segurança aos pacientes do HCB.

 

Texto: Maria Clara Oliveira