Políticos do Rio Grande do Norte visitam o HCB

11/11/2021

Na manhã de terça-feira (09/11/2021), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu a visita de políticos do Rio Grande do Norte. Convidados pelo deputado distrital Agaciel Maia, natural do estado nordestino, prefeitos e deputados potiguares conheceram as instalações do Hospital ao lado da superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani; do presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Cláudio Duda; e do assessor de Captação e Recursos do HCB, Genésio Vicente.

Vieram ao Hospital o prefeito de Assú, Gustavo Soares (PL); o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PL); a secretária de Saúde de Macaíba, Roberta Guilhermina; os deputados estaduais Kleber Rodrigues (PL) e George Soares (PL); o chefe de gabinete do deputado federal João Maia (PL), João Madson; e o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern), Roberto Coelho da Silva. Durante a visita, os políticos conheceram a estrutura física do HCB e se informaram sobre o formato de gestão adotado no Hospital.

O deputado George Soares, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, disse que o HCB é um modelo em gestão cooperativista e destacou que mais estados deveriam ter um hospital voltado ao público infanto-juvenil.

“Saímos daqui com a perspectiva de que possamos levar esse modelo de gestão ao Rio Grande do Norte, estado que tem índices bastante alarmantes de câncer infantil e que é muito carente nesse tipo de atendimento. No HCB, o trabalho é diferenciado. A modalidade de gestão público-privada permite resultados bastante avançados, tanto na infraestrutura como na qualidade do serviço”, comentou.

O deputado Kleber Rodrigues se disse encantado com a estrutura do Hospital. “É possível perceber, de uma maneira muito clara, que aqui há uma boa gestão e um zelo pelo erário. Há um trabalho humanitário gigantesco e responsabilidade não só com as crianças, mas com os pais e acompanhantes também. O meu sonho é ver uma estrutura belíssima como essa espalhada por todo o Brasil”, pontuou.

O prefeito Gustavo Soares destacou a valorização dos profissionais de saúde como um dos pontos positivos do HCB. “Algo primordial para o serviço público é qualificar seus profissionais, dar uma estrutura moderna a eles. Levo daqui uma experiência: a vontade de poder fazer o mesmo na nossa região e no nosso estado. Fazer com que, realmente, o serviço de saúde no nosso país e no nosso estado possa ter uma qualidade da magnitude do Hospital da Criança de Brasília”, observou.

O prefeito Emídio Júnior elogiou o atendimento humanizado do HCB e também destacou que ele pode ser um espelho para outros hospitais: “A atenção à criança deve ser redobrada. A partir do momento que se identifica um câncer em uma criança, há uma maior probabilidade de resolutividade mediante a identificação do problema cedo. O atendimento realizado aqui no HCB é muito importante para que haja um diagnóstico precoce e um tratamento adequado a todas as crianças”.

Segundo o deputado Agaciel Maia, o formato do HCB pode ser replicado em outras unidades da Federação. “Geralmente, o mais difícil é construir o primeiro. E o modelo do Hospital da Criança deveria ser copiado. É uma coisa bonita, que mostra que dá para se fazer uma saúde pública de qualidade no Brasil. A nossa esperança é de que esse formato seja replicado em vários lugares. Queremos ter o orgulho de ver que a semente plantada aqui se espalhou pelo Brasil todo”, salientou.

 

Texto: Augusto Fernandes
Fotos: Sebastião Santos
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke