Nove anos de atenção com qualidade e segurança

25/11/2020

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) completou nove anos de funcionamento em 2020. Ao longo desse tempo, o HCB realizou mais de quatro milhões e trezentos mil atendimentos, cumprindo sua missão de prestar assistência especializada de média e alta complexidade ao público pediátrico.

O aniversário foi comemorado em cerimônia virtual, com a participação do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto; do presidente da Sociedade de Pediatria do DF, Dennis Burns, do diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, da presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini, e do superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem.  Também participaram: os secretários de Turismo e de Transportes e Mobilidade do DF, Vanessa Mendonça e Valter Casimiro Silveira; os senadores Leila Barros e Izalci Lucas; o deputado federal Júlio César Ribeiro, e os deputados distritais Agaciel Maia e Leandro Grass. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob regência do maestro Cláudio Cohen, enviou um vídeo em homenagem ao aniversário (vídeo abaixo).

Okumoto parabenizou os profissionais do HCB e elogiou “a possibilidade de se verificar que um trabalho muito bem desenvolvido pelo Icipe traz, para todo o Brasil, uma oferta de serviços que é de excelência”.

Durante o evento, o superintendente executivo do HCB falou sobre as medidas tomadas para que os tratamentos não fossem interrompidos pela pandemia e lembrou a todos de como o empenho para manter uma assistência segura e de qualidade contribui para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O Hospital surgiu da iniciativa da sociedade, mas é público. Nos orgulha muito, porque estamos trabalhando para a consolidação do SUS”, disse Rehem.

A representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, elogiou a gestão do HCB: “Quando falamos em alcançar a saúde universal, em garantir o pleno direito de acesso à saúde de qualidade para todos, é de iniciativas como essa que estamos falando. Esse é um modelo de gestão inovador, uma parceria exitosa entre o governo e a sociedade civil onde se percebe o comprometimento do SUS com a vida das crianças e dos adolescentes”.

As crianças atendidas pelo HCB e os funcionários do Hospital também foram representados na cerimônia. Jhonata Ribeiro (foto acima), 12 anos, gravou um vídeo contando o que gosta no Hospital: "O que eu mais gosto são os enfermeiros, os técnicos e também as pessoas que brincam com a gente, nutricionistas, todo mundo!". Ele também desejou que o HCB "continue assim sempre, agradando as crianças e pacientes".

O enfermeiro Pedro Thiago Rabelo, que atua na internação do Hospital, falou sobre a experiência de trabalhar no HCB durante a pandemia da Covid-19: "Me sinto orgulhoso porque, apesar de ficarmos preocupados com toda essa situação, as coisas aqui no HCB fluem de maneira que nos deixa tranquilos. São todos comprometidos, que fazem o melhor nos protocolos (inclusive o de covid-19); posso dizer com propriedade que somos uma família".

O esforço para dar continuidade aos atendimentos faz parte do compromisso do HCB com seu público. “Com o tempo, o Hospital se tornou um patrimônio da comunidade. Se a união em torno do Hospital da Criança de Brasília nos dá uma grande responsabilidade, também nos dá grande motivação para continuar a tarefa de fazer dele um hospital de excelência”, explica o presidente do Icipe, Newton Alarcão. À frente do Instituto responsável por gerir o HCB, ele destacou conquistas alcançadas durante o nono ano do Hospital, como a certificação do laboratório para realização de testes para o novo coronavírus, o recebimento do Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho e a realização do primeiro transplante de medula óssea alogênico.

A presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini, denotou sua satisfação pela continuidade dos serviços: “O Hospital é um lugar que não pode parar. Para felicidade das crianças que precisam dele para seguir seu tratamento, ele continua aqui!”. Já o presidente da Associação de Pediatria do DF, Denis Burns, parabenizou “os médicos que construíram o HCB e criaram um padrão de pediatria que há muito tempo era desejado no Distrito Federal”.

 

Confira o vídeo completo da cerimônia de aniversário:

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke