Música que traz tranquilidade

07/07/2021

Henrique Serranegra é um adolescente de 15 anos que toca piano toda semana no hall central do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Henrique – que aprendeu a tocar quando tinha 13 anos, por considerar o piano o instrumento que mais transmite emoções – sente prazer em ajudar outras pessoas e tenta deixa-las mais tranquilas por meio da música. “Por se tratar de um hospital, tem muita gente passando por momentos difíceis; eu gosto de ajudar tocando voluntariamente.”

Como o público está em um ambiente pediátrico, o pianista toca músicas mais animadas, para atrair a atenção. “Quando eu começo a tocar, as criancinhas ficam entretidas; certa vez subiu uma criança no palco e ficou do meu lado, me olhando tocar. Quem sabe eu consigo despertar o interesse nelas de tocar algum instrumento?”, pergunta.

Maria Selma Rodrigues é mãe de Arthur Rodrigues, nove anos, e Calebe Rodrigues, quatro anos, que fazem tratamento no Hospital (ambos na foto acima). Para ela, as apresentações de piano ajudam a acalmar e são uma oportunidade de mostrar a música às crianças: “Acho maravilhoso. Eu nunca tive condições de levar meus filhos em um teatro ou em uma apresentação musical e, aqui, eles têm como ver isso de perto”.

 

Texto: João Victor Soares
Fotos: Felipe Santos e João Victor Soares
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke