Momento de boas lembranças

26/11/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na sexta-feira (22/11/19), o Encontro da Saudade. A ação, que foi organizada pela equipe de Cuidados Paliativos do HCB em parceria com a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), reuniu famílias que perderam seus filhos devido ao câncer infanto-juvenil. Reunidas na Casa de Apoio da Abrace, elas participaram de um momento de confraternização e união, refletindo e trazendo à memória as lembranças das crianças.

O médico oncologista José Carlos Córdoba explicou a importância de se realizar momentos como o Encontro da Saudade. "Mesmo depois da partida, a família precisa ser acolhida, no sentido de termos um luto natural; não um luto complicado”, disse.

Durante o evento, as famílias puderam trocar experiências e assim, ajudar umas as outras. Alene Rúbia, mãe de Jean dos Santos, afirmou que já vivenciou momentos assim, mas que esse foi diferente. “Eu pude viver o luto, pois quando perdemos nossos filhos, nós queremos ser fortes. Hoje, eu pude chorar e ver que outras pessoas também passaram pela mesma dor que eu passei", explicou.

Carla Ferreira (foto no alto) é mãe de Carlos Eduardo Leão e relatou que foi triste comparecer à primeira confraternização sem o menino: “Em todas as festinhas, eu vinha com ele. É difícil saber que outras mães também sentem o que estou sentindo”.

O Encontro da Saudade foi acompanhado pelos profissionais da equipe de cuidados paliativos do Hospital – entre eles, a psicóloga do HCB Heidmilene Gonçalves. Ela explicou o papel da psicologia nos momentos de perda. “Nós preparamos as famílias para que elas tenham um luto saudável; para que evitem aquele luto patológico, que é adoecedor”, disse Gonçalves, que também realizou uma meditação com as famílias presentes.

O evento se encerrou com um abraço coletivo; logo após, todos os participantes escreveram mensagens do que gostariam de dizer às crianças, amarraram em balões os deixaram voar ao som de ‘Como é grande o meu amor por você’, do cantor Roberto Carlos.

 

Texto e fotos: Giovanna Coelho
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke