Um modelo para o mundo

22/03/2018

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, esteve no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na quarta-feira (21/03/18). A visita não estava na sua agenda oficial, mas ele fez questão de voltar ao HCB, que conheceu em 2017, antes de ser eleito. Ghebreyesus voltou a elogiar o trabalho realizado pelo Icipe (que faz a gestão do Hospital), agora com mais ênfase.

“Sem qualquer exagero, este Hospital poderia facilmente servir de modelo para outros países. Hoje, como diretor-geral da OMS, eu examinarei as formas de usar o modelo que existe aqui para influenciar outros hospitais”, explicou Ghebreyesus.

O diretor-geral, maior autoridade do mundo em saúde, visitou parte do HCB e as obras de ampliação do Hospital – que já estão 92% concluídas –, além de conversar com usuários e voluntários. Assim como em sua primeira visita, ele voltou a elogiar a história do HCB, que é fruto da parceria entre a sociedade do Distrito Federal e o governo.

“Um dos princípios que ajudei a moldar é justamente este: deve haver uma parceria entre o governo e a comunidade, ela também deveria contribuir com a sua parte. Valorizo muito esse princípio de parceria, é preciso consolidá-lo mais ainda”, disse Ghebreyesus.

Acompanhado pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, pelo secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, pelo representante da Opas no Brasil, Joaquín Molina, pela diretora geral assistente para medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da OMS, Mariângela Batista, o diretor-geral da OMS também conversou com funcionários, usuários do HCB e voluntários que atuam no Hospital.

Ghebreyesus se impressionou, também, com a interação da equipe com as crianças e adolescentes atendidos. “Percebe-se claramente o vínculo de apego humano, entre os profissionais e as crianças que eles tratam. Isso, para mim, foi emocionante”, afirmou. Ele fez questão de parar em uma das brinquedotecas para jogar cartas com Maria Esther Modesto (foto acima), três anos, que se encantou com a simpatia do diretor-geral.

A visita de Tedros Adhanom Ghebreyesus ao HCB foi noticiada em diversos veículos de comunicação do Distrito Federal, como o jornal Correio Braziliense, o canal de TV Record e o site Metrópoles, além dos sites da Agência Brasília e da Secretaria de Saúde do DF.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke