Medicina nuclear aliada à endocrinologia

05/08/2020

Endocrinologistas e residentes do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e do Hospital Universitário de Brasília (HUB) assistiram a palestra do médico nuclear Gustavo do Vale Gomes, da clínica Núcleos Radiologia e Medicina Nuclear, na terça-feira (04/08/2020). Por meio de videoconferência, o convidado falou sobre as bases da medicina nuclear e suas aplicações na endocrinologia.

Gomes explicou que a medicina nuclear é uma especialidade independente que usa radiação no diagnóstico e tratamento, mas que se diferencia da radiologia e da radioterapia pela forma como essa radiação é usada. “Nosso objetivo é estudar o funcionamento dos órgãos e tecidos, a fisiologia – e não a anatomia. O equipamento também é diferente: ele não emite, apenas detecta a radiação”, afirmou. A palestra foi centrada na endocrinologia porque a medicina nuclear começou a ser usada em exames relativos à tireoide.

Os médicos que participaram da videoconferência puderam tirar dúvidas sobre casos em que a medicina nuclear poderia ser aplicada, especialmente pelo fato do público do HCB ser pediátrico. Segundo Gomes, os procedimentos são seguros mesmo em crianças pequenas. “A radiação ofertada é menor que a de um raio X, então é muito segura para crianças e também podemos adaptar os protocolos”, garantiu.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke