Jardins se destacam em fotografias

29/06/2021

A exposição fotográfica “Emoções”, inaugurada no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na sexta-feira (25/06/2021), conta com fotos dos jardins do HCB, além de retratos de crianças em momentos de descontração. “Chamamos esta parte de ‘Florescer’; são fotos das nossas flores, do nosso verde. A ideia é que possamos unir as emoções a esse florescer”, explica o superintendente executivo do Hospital, Renilson Rehem.

Para o superintendente, as flores simbolizam uma reação ao distanciamento imposto pela pandemia. “Buscamos dar ênfase à emoção e esperamos que, num futuro bem próximo, possamos florescer, voltar a uma vida normal, ou o mais próximo possível do normal”, afirma Rehem.

As fotografias foram feitas por Jefferson Silva (acima, à esquerda), eletricista do HCB, e retratam o trabalho de Raimundo Freire (à direita), jardineiro do Hospital há 10 anos. As 16 imagens, feitas com o celular, mostram a dedicação de Freire às plantas que embelezam o HCB. “Faço essas fotos como uma forma de registrar, trazer mais credibilidade ao serviço do Raimundo. O raiar do sol, de manhã cedo, vai despertando nosso olhar; passo pelas flores, vou fotografando e enviando para ele”, conta Silva.

Como alguns dos jardins ficam em áreas restritas aos funcionários, as fotos trazem plantas que os usuários não costumam ver no Hospital. “Gosto quando as plantas estão bonitas, floridas. Tem o manacá da serra – é o que eu acho mais bonito – e a que a gente chama de ‘Maravilha’; são as mais lindas, eu adoro”, diz Raimundo Freire.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Foto: João Victor Soares
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke