Hospital da Criança de Brasília José Alencar promove o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas e Crônicas

05/04/2022

O acordo de cooperação técnico-científico formalizado em outubro de 2019 com o Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona, foi renovado em dezembro do ano passado visando também, a colaboração para a realização do Congresso, que acontecerá em Brasília no período de 24 a 28 de outubro de 2022, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21.

Com o tema “Tecnologias para o cuidado e para a cura”, o evento vai discutir os mais recentes avanços científicos e inovações no tratamento de crianças que necessitam de atenção médica especializada.

Esta é a segunda edição do Congresso, sendo que a primeira, revestida de sucesso, aconteceu em 2018. Agora, com a participação do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona, a expectativa é ampliar o alcance do Congresso, favorecendo a participação de profissionais de países das Américas, da Europa, da África e da Ásia.

Em alinhamento com a proposta assistencial do Hospital da Criança de Brasília, a organização deste Congresso posiciona a criança no centro, sob o enfoque da integralidade, da humanização e da interdisciplinaridade, da qualidade e da segurança do paciente. Desta forma, o programa científico é construído de forma a abordar a atenção integral, fugindo do paradigma da fragmentação do cuidado traduzido na departamentalização por especialidades pediátricas, a exemplo do que observamos nos eventos tradicionais.

O Congresso deve contar com a participação de mais de 2.500 pessoas. Além de profissionais da saúde, é esperada a presença de usuários e representantes da sociedade que tenham interesse nos temas do evento. 

“A congregação de pesquisadores, gestores e profissionais dos diferentes níveis de atenção em saúde, bem como de usuários e integrantes de outros setores de conhecimento e prática, deve contribuir para uma melhor atenção às crianças acometidas por condições de saúde complexas”, destaca a presidente do Congresso e superintendente-executiva do Hospital da Criança de Brasília, Valdenize Tiziani.

“O tema do Congresso reflete os propósitos do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona, consistindo em um espaço de discussão e de construção de conhecimento compartilhado entre pares e especialistas na busca de soluções avançadas para os problemas de saúde das crianças", acrescenta o diretor-gerente do Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona, Manel del Castillo Rey.

Temática

Os congressistas terão a oportunidade de compartilhar os resultados de suas pesquisas com a apresentação de temas livres. Uma das atrações do evento será o Simpósio de Saúde Global Pediátrica Especializada, que contará com a participação de renomadas lideranças que são referência internacional para debater soluções para problemas comuns em nível global.

O Congresso já tem a presença confirmada de professores dos Estados Unidos que atuam na Harvard Medical School, na Harvard School of Dental Medicine, na Universidade de Cincinatti e da University of Southern California. Como parte da programação, o evento contará com apresentação de temas-livres, minicursos, visitas técnicas, simpósio de qualidade, segurança e experiência do paciente, além de fóruns temáticos das especialidades pediátricas.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento deste ano será realizado no formato híbrido. As atividades presenciais do Congresso serão realizadas em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21. O local disponibilizará um auditório para 500 pessoas, três salas com capacidade para 50 lugares cada, área para exposição de painéis digitais com as apresentações de trabalhos científicos, estandes para patrocinadores e praça de alimentação.

As atividades serão reproduzidas em um ambiente virtual e poderão tanto ser assistidas ao vivo como acessadas posteriormente por um período determinado. Os painéis com as apresentações de trabalhos científicos contarão com ferramentas para a interação do público com os pesquisadores, como vídeos, textos e chats.

As inscrições para o evento

Acompanhe as informações no site do Congresso (https://www.congresso.hcb.org.br/) e no LinkedIn do HCB (https://www.linkedin.com/company/hospital-da-crian%C3%A7a-de-bras%C3%ADlia-jos%C3%A9-alencar/). 

Hospital da Criança de Brasília

Fundado em novembro de 2011, o HCB surgiu com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade para crianças e adolescentes que necessitam de atenção médica especializada. Trata-se de um hospital público, 100% SUS, e integra a rede pública de saúde do Distrito Federal. Em uma década de portas abertas, o Hospital transformou-se numa referência no acolhimento à população dos 29 dias de vida aos 18 anos, tendo realizado mais de 5 milhões de atendimentos de média e alta complexidade.

Desde a sua inauguração, o HCB é administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Icipe, associação de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos criada em 2009 pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) com o objetivo de promover assistência à saúde, mediante a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, com ênfase também no desenvolvimento de ensino e pesquisa em saúde.

Tendo como base uma gestão profissional comprometida com a transparência, além de uma atenção integral, digna, carinhosa e célere a pacientes e famílias, em 10 anos o HCB atingiu ótimo desempenho em relação à satisfação do usuário, ao clima organizacional, ao apoio da comunidade de Brasília e em avaliações de órgãos de controle e de acreditação da gestão hospitalar.

É o primeiro hospital público de Brasília a receber o selo de excelência (nível III) da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

As crianças e adolescentes atendidos no HCB são encaminhadas por meio da Central de Regulação da SES-DF. Elas são acompanhadas de forma multiprofissional, por equipes especialistas das áreas de imunologia, alergia, cardiologia, cirurgia pediátrica, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oncohematologia, pneumologia, reumatologia.

Hoje, o Hospital tem 60 consultórios e 200 leitos de internação — sendo 38 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica —, centro cirúrgico com cinco salas cirúrgicas de médio e grande porte, bem como hemodiálise, hemoterapia, quimioterapia e serviço de imagem, área de ensino e pesquisa, entre outros serviços.

Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona

Fundado em dezembro de 1867, o Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona é o primeiro hospital infantil da história da Espanha. O Hospital é uma instituição privada sem fins lucrativos, com vocação para o serviço público desde a sua criação. É membro da Ordem Hospitalar San Juan de Dios, que gere mais de 300 centros de saúde em 50 países em todo o mundo e que presta atenção aos grupos mais vulneráveis em hospitais, centros de saúde, serviços sociais, centros assistenciais e comunidades religiosas.

Atualmente, o Hospital Sant Joan de Déu, é uma das principais referências em obstetrícia e ginecologia, e em áreas altamente especializadas como neurociências, neonatologia, oncologia, cardiocirurgia, hematologia, cirurgia ortopédica, medicina fetal e doenças raras. O elevado grau de especialização do Hospital faz dele um dos hospitais mais importantes da Europa no tratamento de mães, crianças e jovens, bem como o maior centro hospitalar pediátrico da Espanha.

O Hospital dispõe de 350 leitos e, a cada ano, registra mais de 238 mil consultas ambulatoriais, 120 mil emergências, 25 mil internações e 25 mil altas hospitalares e cirurgias ambulatoriais de grande porte, combinando a mais moderna tecnologia com um atendimento personalizado baseado em seus valores de hospitalidade e solidariedade.

O Hospital Sant Joan de Déu mantém alianças com hospitais pediátricos em todo o mundo para cooperar em matéria de assistência, formação e pesquisa, e é membro da European Children’s Hospital Organization e da Rede Internacional de Hospitais e Serviços de Saúde Promotores de Saúde.