HCB e Hospital Sírio-Libanês querem ampliar parceria.

26/05/2022

O diretor regional, Cesar Lopes (de camisa azul na foto) e a especialista de projeto, Talita Aquino (de casaco cinza), ambos da diretoria de compromisso social do Hospital Sírio-Libanês/SP, visitaram o Hospital da Criança de Brasília na quinta-feira (26/05/22). O coordenador da Escola de Transplantes do Hospital Sírio-Libanês/SP, Tadeu Thomé também participou da visita. (segundo à esquerda da foto).

Eles foram recebidos pelo Presidente do Instituto de Câncer e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Claudio Duda (segundo a esquerda da foto abaixo); pela superintendente do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), Valdenize Tiziani (de blazer vemelho, na foto), pela diretora técnica do HCB, Isis Magalhes (de jaleco branco na foto acima), pela diretora clínica do HCB, Elisa de Carvalho (de jaleco branco na foto abaixo) e pela representante da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Vanessa Saggioro (primeira à esquerda da foto).

Essa visita objetiva o desenvolvimento de novas ações na área social. “Embora já tenhamos uma parceria a gente quer fortalece-la e até extrapolar um pouco os projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Estamos interessados em fazer mais pela comunidade de Brasília e o HCB e Abrace são parceiros muito importantes para gente.”, diz Talita Aquino.

Hoje os dois hospitais já desenvolvem atividades conjuntas por meio do (PROADI-SUS). O programa prevê uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

A primeira parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o HCB foi em 2014 quando o dois hospitais assinaram um convênio para o atendimento de crianças que necessitam fazer radioterapia. Em 2019 o HCB também assinou um termo de cooperação com o Hospital Sírio-Libanês para treinamento de profissionais do HCB para a realização de transplantes de fígado.

Os representantes dos dois hospitais e da Abrace irão estabelecer uma agenda de reuniões e  de visitas para definir ações que privilegiem especialmente a atenção e o suporte auxiliar aos pacientes engajados em tratamentos de saúde mais complexos. Para Vanessa Saggioro da Abrace "o momento foi de reafirmar a importância da rede de parceiros institucionais para o fortalecimento das ações sociais, buscando mais oportunidades e esperança para transformar histórias de crianças em tratamento de Câncer e outras doenças e suas famílias.”.