Hospital da Criança de Brasília completa 12 anos de funcionamento

23/11/2023

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) comemorou, na quinta-feira (23/11/2023), 12 anos de funcionamento. O aniversário foi celebrado em cerimônia festiva, com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; a primeira dama do DF e madrinha social do HCB, Mayara Noronha Rocha; o deputado distrital e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Gabriel Magno. A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, foi representada pelo chefe de gabinete, Mauro Márcio.

Após apresentação do Quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Celina Leão (foto abaixo, à esquerda, ao lado da superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani) parabenizou a instituição: “Viver a história da nossa cidade é conhecer a história das pessoas que lutam aqui, que militam e que sonham com uma coisa diferente. Esse hospital saiu do sonho de mães; é um hospital referência, 100% SUS, para fazer atendimento de qualidade”. A vice-governadora fez, ainda, uma brincadeira com o 12 anos do HCB: “Esse é um pré-adolescente que já está muito adulto, porque já cuida de muita gente”.

Mayara Noronha (foto abaixo) também destacou que o “Hospital da Criança não é referência só para o Distrito Federal e para as crianças aqui atendidas, vem se tornando referência internacional, trazendo o trato humanizado; mais que um hospital, é um lar para muitas famílias”. Madrinha social do Hospital, a primeira-dama relembrou a atuação da sociedade civil no histórico da criação do HCB. “Hoje, o Hospital é um braço, uma raiz importante vinculada ao SUS; é subsidiado pelo orçamento do Governo do Distrito Federal, mas tem a participação da população. O que a população almeja é ser bem acolhida, ser atendida com brevidade e ter um hospital de referência na nossa cidade”.

O chefe de gabinete da secretária de Saúde, Mauro Márcio (foto abaixo), falou sobre a atuação da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) na criação do HCB. “De nada vale o apoio de todos nós, que contribuímos ao longo desses 12 anos, se não fosse pela coragem, iniciativa e força das mães que tiveram o sonho de fazer com que tudo fosse realidade. Todos nós, de alguma forma, temos dado nossa contribuição, mas gostaria de agradecer à Abrace por ter feito que esse sonho se tornasse a realidade que é hoje”, disse Márcio, em nome da secretária Lucilene Florêncio.

A presidente da Abrace, Maria Ângela Marini (foto abaixo), ressaltou a importância do Hospital dentro dos 37 anos de existência da Associação. “Seria inócuo se nós trabalhássemos e buscássemos essa conquista, mas não tivéssemos o suporte que esse Hospital dá não só ao tratamento do câncer infantil, mas também às especialidades pediátricas de alta e média complexidade que estavam contidas em outras especialidades”, afirmou.

Metodologias aplicadas a todas as especialidades

 

Durante a cerimônia, a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, apresentou o relatório que descreve a implantação da ferramenta Profile no Hospital. Embora a experiência inicial tenha sido feita na oncologia, a experiência pode ajudar outros perfis de pacientes. Com esse objetivo, a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, entregou a publicação à Secretaria de Saúde do DF. “O câncer foi o primeiro motivo da existência desse Hospital, mas todas as metodologias e sistemáticas são expandidas para práticas adequadas em todo o Hospital. Todas as crianças, com qualquer outra condição, se beneficiam desses protocolos e abordagens, então compartilhamos isso com a Secretaria”, explicou Tiziani.

 

Reconhecimento à equipe

A cerimônia de aniversário foi momento de agradecimento aos participantes da história do HCB. Os funcionários foram homenageados, representados simbolicamente pela primeira funcionária do Hospital e por uma das profissionais cuja contratação foi mais recente. A diretora clínica do HCB, Elisa de Carvalho (foto abaixo), recebeu homenagem por sua atuação à frente dos desafios na transferência da pediatria do Hospital de Base para o Hospital da Criança de Brasília.

Já a médica intensivista Selma Kawahara (foto abaixo, à esquerda) recebeu o reconhecimento por sua dedicação à frente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital.

O deputado distrital Gabriel Magno (foto abaixo) parabenizou os profissionais do Hospital em nome de todos os parlamentares da CLDF. Chamando atenção do público para o fato do HCB manter a satisfação dos usuários acima de 90%, ele afirmou: “Esse índice é o do padrão SUS de qualidade, que é garantido pelo esforço, dedicação, carinho, acolhimento conjunto dos trabalhadores da saúde, todos que constroem, diariamente, esse hospital. Hospital é parede, é esforço, mas também é feito de gente e de muito amor”.O deputado também presenteou o HCB com uma notícia positiva: “Estamos indicando, na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem, um milhão de reais para a compra de equipamentos do Hospital da Criança, para continuar essa ampliação desse sonho”.

Valdenize Tiziani  parabenizou, também, as autoridades e apoiadores do HCB. “Essa festa é de todos nós, que somos funcionários do Hospital, mas também de toda a sociedade de Brasília. Vocês representam segmentos importantíssimos que continuam contribuindo para que consigamos entregar uma assistência qualificada de saúde às crianças que têm condições raras e complexas de saúde”, disse a superintendente executiva.

O advogado Stenio Campelo (foto acima, à esquerda), que mantém histórico de apoio na renovação do parque tecnológico, representou os cidadãos que colaboram com o Hospital. “Tive pequena participação na reorganização e equipamentos do Laboratório de Pesquisa Translacional do HCB. Deixo os parabéns a toda a equipe do HCB, que, ao longo de 12 anos vem prestando um trabalho maravilhoso e salvando nossas crianças”, disse Campelo, presenteando o Hospital com uma doação de cinquenta mil reais.

“O Hospital é um milagre; milagres têm que ser reproduzidos, falados, reverenciados e cada um de vocês faz parte desse. Obrigado por nos ajudarem a dar continuidade a esse milagre”, disse o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Duda (foto acima), aos presentes no evento.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: João Rosa