Hospital da Criança de Brasília completa 10 anos

23/11/2021

Na terça-feira (23/11/2021), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) completa 10 anos de funcionamento. Fundado com o objetivo de garantir assistência de qualidade para crianças e adolescentes que necessitam de atenção médica especializada, o HCB se tornou referência no acolhimento à população dos 29 dias de vida aos 18 anos, tendo realizado mais de 5 milhões de atendimentos de média e alta complexidade.

Tendo como base uma gestão profissional comprometida com a transparência e atenção integral centrada no paciente, o HCB acumula certificações e reconhecimentos: possui o selo de “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e recebeu o prêmio Quality Brasil 2021. O HCB já foi reconhecido pelo diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que afirmou que “este Hospital poderia facilmente servir de modelo para outros países, um modelo para o mundo”.

Com foco na melhoria contínua, o Hospital busca ser reconhecido nacional e internacionalmente, em 2030, como um centro de excelência em atenção pediátrica especializada e referência em ensino e pesquisa. Neste sentido, atua com base em ações que integrem a assistência às atividades de pesquisa, de modo que o conhecimento gerado nesta área possa impactar os diagnósticos e tratamentos das crianças e adolescentes que estão em acompanhamento.

O HCB também se dedica ao trabalho com residentes e estagiários, contribuindo para que novos profissionais adquiram a expertise necessária para o tratamento de crianças que precisem de atenção terciária. Desde a inauguração, o Hospital já recebeu 1.932 alunos de graduação para estágio curricular (obrigatório ou eletivo) e 1.974 residentes, por meio de 42 parcerias institucionais formalmente estabelecidas. Além disso, já realizou 100 eventos técnico científicos – entre eles, o Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde em 2018, evento pioneiro que reuniu especialistas de outras instituições brasileiras e internacionais. O Hospital conta, ainda, com sete grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O aniversário é comemorado mirando o futuro, mas celebrando mais de uma década de história: o HCB foi idealizado a partir da experiência de pais cujos filhos foram diagnosticados com câncer e da equipe de profissionais da pediatria do Hospital de Base do DF. Reunidos na Abrace, eles mobilizaram a sociedade civil para erguer o Hospital – que, desde a sua inauguração, é administrado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

As crianças e adolescentes atendidas no HCB são encaminhadas por meio da Central de Regulação da SES-DF e acompanhadas de forma multiprofissional, por equipes de 13 especialidades diferentes. Até o fim de outubro, o Hospital fez mais de 5 milhões e 129 mil atendimentos (5.129.367), sendo pelo menos 3 milhões e 157 mil exames laboratoriais e 713 mil consultas. Também foram realizadas mais de 271 mil diárias (175.919 internações e 95.806 hospital-dia), 62 mil sessões de quimioterapia, 76 mil raios X, 37 mil tomografias, dentre outros.