União no Dia do Pediatra

27/07/2021

Na terça-feira (26/07/2021), é celebrado o Dia do Pediatra – e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que conta com mais de 300 destes profissionais, os homenageia em um ano ainda marcado pela pandemia. Segundo o superintendente executivo do Hospital, Renilson Rehem, é possível comemorar a data sem se esquecer das medidas de prevenção. “A pandemia não acabou, ainda traz dificuldades, mas não podemos nos entregar totalmente. A medicina tem muito da relação entre as pessoas, então é importante que se faça o esforço de ter esse contato, com todo o cuidado”, diz Rehem.

A diretora clínica do HCB, Elisa de Carvalho (foto acima), associa a atuação dos médicos do Hospital ao lema dos jogos olímpicos de Tóquio. “Nas olimpíadas, foi dito que precisamos ir mais alto, mais forte, mais longe, mas precisamos ir juntos; é isso que representa esse momento”, afirma a diretora, que também é pediatra. Para ela, os desafios da profissão se intensificaram no último ano e a união dos profissionais merece ser celebrada. “Chegamos até aqui, hoje, porque estamos juntos, então precisamos comemorar e reconhecer o trabalho que tem sido feito”, diz Carvalho.

Pediatra há 11 anos, a nefrologista Camila Fernanda Salvador (foto acima) atende crianças que precisam de terapia renal substitutiva. Para ela, a data especial é "um dia para rememorar por que você escolheu a carreira, o que te faz vir todo dia trabalhar, o que te faz vencer os desafios, o que te impulsiona. É uma lembrança do porquê você escolheu essa especialidade”.

Em 2020, o Dia do Pediatra foi marcado por uma reunião virtual; este ano, os profissionais foram homenageados com lembranças que traziam recados escritos pelos usuários do HCB. Juliana Darc, mãe de Anny Rafaelly Alvarenga (foto no início da matéria, com a pneumologista Carmen Lívia Faria), 12 anos, traz a filha ao Hospital há sete anos e reconhece a competência dos profissionais: “Já passei por vários pediatras do HCB e todos são maravilhosos, a Anny sempre foi super bem atendida por todos. Sinto que todos os médicos têm um carinho enorme pela gente e sempre estão dispostos a nos ajudar”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: João Vítor Rosa e Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke