Homenagem e conforto para os pediatras

30/07/2020

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) homenageou seus profissionais pelo Dia do Pediatra, comemorado na segunda-feira (27/07/2020). Funcionários do HCB se reuniram virtualmente com a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Silva, durante o Café com a Diretoria – videoconferência realizada semanalmente entre os funcionários e os gestores do HCB.

“Esse é um dia que nos honra muito, porque temos absoluta convicção de que os pediatras estão capacitados, habilitados a promover a saúde das crianças e dos adolescentes”, disse Silva. Durante a reunião, ela falou sobre o compromisso da SBP em apoiar os profissionais e mantê-los a par das notícias mais atualizadas sobre a pandemia.

A presidente da SBP divulgou que mais de 20 pediatras já faleceram em decorrência da Covid-19; com isso, ressaltou a importância de um cuidado, inclusive, em relação à saúde mental dos médicos. “O pediatra é responsável pelo conforto e acolhimento, mas ele também precisa ser confortado e acolhido, sobretudo agora durante a pandemia, para que se sinta fortalecido, estimulado na sua resiliência. Ele é um herói que também precisa de cuidado”, disse.

Silva ressaltou que esse acolhimento também deve se estender aos outros profissionais que atuam no combate ao coronavírus. O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, concordou com a presidente da SBP. Segundo ele, “Todos nós, que trabalhamos no hospital pediátrico, fazemos pediatria, porque, mais próximos ou mais distantes das crianças, estamos trabalhando para e pelo cuidado delas”.

Luciana Silva encerrou sua participação parabenizando os profissionais pelo seu dia e elogiando o trabalho dos pediatras do Hospital. “Eu gostaria que, em cada estado, tivesse um hospital como o de vocês. Mesmo usando a máscara, o faceshield, acho que o pediatra tem um jeito especial de tratar. Mesmo distante fisicamente, ele continua a se colocar no lugar do paciente e de seus familiares e exerce uma função fundamental”, afirmou.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke