HCB reconhecido como um dos melhores hospitais públicos do Brasil
14/11/2022
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi premiado, na terça-feira (08/11/2022), como um dos melhores hospitais públicos do Brasil - o HCB é o único do Distrito Federal a integrar a lista. O reconhecimento foi dado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e com a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao todo, 40 hospitais foram reconhecidos e o Hospital da Criança de Brasília divide a décima primeira posição com outras três instituições.
Segundo a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, o reconhecimento coroa o esforço e a dedicação de toda a equipe do Hospital frente aos desafios de atender crianças com doenças raras, complexas e crônicas na saúde pública. “O Hospital, hoje, se coloca entre os melhores centros da América Latina e até do mundo. Conseguimos, aqui, fazer o diagnóstico no tempo oportuno e dar celeridade ao tratamento que precisa ser o mais precoce possível, no caso das crianças; elas não podem esperar”, afirma Tiziani.
O décimo primeiro lugar chega para o HCB no mesmo mês em que a unidade de saúde completa 11 anos de funcionamento. “Para que a gente alcançasse esse status, muitas ações foram desenvolvidas ao longo dos anos: implementar, desde o início, uma estratégia de pesquisa científica na instituição permitiu que nossos profissionais estivessem sempre na fronteira do conhecimento. Buscar os melhores profissionais, as melhores referências para discutir os casos e publicar, inclusive, motiva a equipe a estar sempre no melhor estágio da pesquisa científica”, diz a superintendente executiva.
Ranking nacional
Esta é a primeira edição do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, que reconheceu hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. Foram avaliados 136 unidades de saúde com acreditarão nível 3 pela ONA (conquistada pelo HCB em 2020) ou com certificação de qualidade plena internacional. Os critérios de avaliação incluíram avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados).
“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.
Texto: Maria Clara Oliveira