HCB realiza campanha para evitar queda de pacientes

20/05/2022

O Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) realizou, neste mês de maio, uma campanha para diminuir o risco de quedas no hospital. A ação anual integra uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No ambiente hospitalar, os fatores de risco de queda aumentam devido a alterações fisiológicas, uso de medicações ou ao fato de a criança estar em um lugar diferente do habitual.

A enfermeira Simone Miranda, diretora de práticas assistenciais do HCB, chama atenção para a expressiva quantidade de casos de quedas de crianças relacionadas à desatenção dos acompanhantes. “A gente analisou os casos ocorridos em 2021 e observou que a maioria esmagadora das quedas aconteceram, no ambulatório, quando os pais estavam distraídos com o uso do celular”, diz.

Um vídeo foi apresentado para chamar atenção de acompanhantes e pacientes sobre as consequencias de uma queda a fim de evitar acidentes. Foram realizados tambem informativos demonstrando por exemplo onde o risco de queda é aumentado:

Banheiro
Cadeira de banho
Parquinho
Jardim
Trenzinho
Brinquedoteca
Cadeira de rodas
Incubadora
Berço
Maca
Cama
Berço

A equipe da Supervisão de Voluntariado e Pedagogia Hospitalar (SVP) também desenvolveu dois jogos, da memória e caça-palavras, distribuídos em todas as brinquedotecas para incluir as crianças na campanha.

Entre as principais recomendações da campanha para prevernir o risco de queda em hospitais é: ficar de olho; criança não deve ficar sem acompanhante.