HCB ganha equipamento para facilitar tratamento de crianças e adolescentes

16/05/2023

O aparelho de ressonância magnética inaugurado no Hospital da Criança José Alencar (16/05/23) é de alta resolução e importante para o diagnóstico e acompanhamento de tumores cerebrais e outras doenças raras e complexas, auxiliando tanto no diagnóstico precoce quanto no acompanhamento de tratamentos diversos em consonância com protocolos nacionais e internacionais de excelência.
Entre as vantagens do aparelho instalado no HCB destaca-se a rapidez. Ele consegue realizar os exames até pela metade do tempo, se comparado com outros, diminuindo consequentemente a sedação, quando necessária. Além disso toda a ambientação audiovisual foi pensada para criar um ambiente mais lúdico e imersivo para que os pacientes sintam mais conforto durante o exame.
O Hospital estima a realização de 330 exames/mês, sendo 30% (108) deles com anestesia. A projeção de oferta é de 3.960 exames por ano. O aparelho e sua instalação custou R$ 9.5 milhões arrecadados ao longo de 12 anos com participação de contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, como o Banco do Brasil e empresas do conglomerado que doaram percentual do Imposto de Renda para a Abrace, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência, além de complementação de recursos do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA-DF. A doação marca os 37 anos da Abrace.
 
 
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do Icipe (Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada), Francisco Claudio Duda, da Superintendente Executiva do HCB Valdenize Tiziani, da presidente da Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) e da secretária de saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio. Além do subsecretário de políticas para criança e do adolescente do DF, Diego Moreno, e da Talita Mattosinhos, chefe de gabinete da primeira dama do Distrito Federal.
A superintendente executiva do Hospital da Criança José Alencar (HCB) Valdenize Tiziani comemorou a inauguração: "Esse equipamento traz um nível de precisão da imagem muito maior do que o que gente dispõe hoje inclusive no mercado do Distrito Federal, ele vai permitir por exemplo o diagnóstico preciso de tumores cerebrais, uma das condições que nós atendemos – como unidade de assistência de alta complexidade em neurocirurgia pediátrica habilitada pelo Ministério da Saúde".
Ilda Peliz, fundadora e idealizadora do HCB, explica que durante a ideação do projeto já se pensava na execução de exames com o equipamento de ressonância. “Uma enorme gratidão por todas as pessoas que colaboraram, eu idealizei entregar esse hospital para sociedade com ressonância e tomografia. Conseguimos incluir depois de tanto tempo com a Abrace realizando esse sonho, e entregamos o HCB para a sociedade, completo. Com todos os equipamentos necessários. ” – completa Peliz.
 
 
“É momento em que sinto um orgulho muito grande. Nós conseguimos! Ficou humanizado e colorido como a criança gosta." afirma a presidente da Abrace, Mariangela Marini, ao agradecer todos que contribuíram para o sucesso do projeto de equipar o HCB com o aparelho de ressonância magnética. "É pelas crianças e adolescentes com doenças complexas como o câncer infantil que a Abrace existe, e por elas é que enfrentamos os desafios. Esse projeto representa mais uma grandiosa obra da Abrace realizada com os cuidados que a criança merece”, conclui.
A secretária de saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, representando o governador, Ibanes Rocha, disse que o Hospital da Criança de Brasília é um exemplo. "Aqui é um SUS que dá certo. Diante de uma fila de espera que conta com mais de 2.540 pacientes, entre eles crianças e adolescente, esse equipamento vem atender ao enfrentamento de exames no Distrito Federal. Vamos fazer um plano de ação para – utilizando esse equipamento na sua capacidade plena – conseguir reduzir essa fila".