HCB é referência em correção de extrofia de bexiga

21/09/2022

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) volta a receber, no sábado (24/09/2022), a reunião do Grupo Cooperativo Brasileiro Multi-Institucional para o Tratamento de Extrofia de Bexiga pela Técnica de Kelley. Os profissionais estarão no HCB para a cirurgia de um menino de 11 meses de idade encaminhado de Anápolis, Goiás.

Criado em 2019, o grupo formado por cirurgiões pediátricos especializados em urologia pediátrica já atendeu mais de 40 crianças em diferentes estados brasileiros - no Distrito Federal, o procedimento sempre é feito no Hospital da Criança de Brasília. Segundo o cirurgião Hélio Buson, coordenador de urologia do HCB, o Hospital já é considerado uma referência nesse tipo de procedimento. “Somos referência, estamos recebendo rotineiramente pacientes tanto do Distrito Federal quanto do entorno”, afirma.

A técnica de Kelley é um método mais complexo de correção de extrofia de bexiga, mas que traz melhoria significativa para o paciente - tanto no âmbito funcional quanto no estético. Com isso, vem se tornando o padrão neste tipo de cirurgia. “Dentro do grupo, já é uma técnica completamente estabelecida; quando você vê os bons resultados, passa a considerar aquela como a técnica de escolha, Já estabelecemos como rotina nos serviços de referência. No Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília, já temos condições técnicas para, apenas com a equipe local, fazer essa cirurgia”, explica Buson.

 

Texto: Maria Clara Oliveira