O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) celebraram, no sábado (02/12/2023), o Dia Internacional do Voluntariado (embora a data oficial seja cinco de dezembro, optou-se por reunir os homenageados no final de semana, para possibilitar a presença de mais voluntários).
O evento de comemoração contou com atrações especiais para os voluntários da Abrace que atuam no HCB: eles acompanharam esquetes de humor encenadas pela companhia de teatro G7 e apresentação da orquestra de violoncelos Brasília Cello Academia.
“Foi um evento muito bonito. É um estímulo ter essa comemoração e ver a dimensão do voluntariado no HCB, que tem esse vínculo com o voluntariado na própria história”, conta Marco Antônio Amaral. Há sete anos, ele separa um período de sua semana para aplicar Reiki nas crianças – essa dedicação é fruto de um desejo antigo de colaborar com a promoção de saúde e qualidade de vida realizada pelo HCB e pela Abrace. “Pessoas se emocionaram pelo contexto do evento; eu tinha o sonho de ser voluntário no Hospital e pude olhar em volta e ver a realização desse desejo”, afirma.
O Hospital da Criança de Brasília conta com mais de 190 voluntários da Abrace, atuando em 13 grupos. Og Dutra atua em dois deles: “Estou no grupo Acolhida e no Reiki. Nosso trabalho deixa uma emoção nas pessoas, que às vezes se assustam com nossa chegada. Quando nos apresentamos, explicamos que estamos aqui para um trabalho voluntário, eles se sentem acolhidos pela Instituição”.
Além da atividade presencial, há voluntários que colaboram à distância para o atendimento de crianças com doenças crônicas. A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, parabeniza todos esses que participaram da história do Hospital, “abraçaram nossa causa, protagonizaram o projeto Hospital da Criança de Brasília e perseveram ate hoje, captando recursos em prol do progresso do Hospital: ressonância, sequenciador de DNA, citômetro de fluxo de oito cores, Biobanco e tantos outros equipamentos que nos ajudam a progredir e a servir mais e melhor”. Magalhães também homenageou aqueles que empregam, voluntariamente, sua expertise em gestão para a governança do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). “É inacreditável a capacidade de doar-se, a vontade de servir e ajudar ao próximo! Que Deus os cubra de bençãos e que o HCB conte sempre com presença de vocês”, expressa a diretora.
Texto: Maria Clara Oliveira