HCB comemora 13 anos de funcionamento com inauguração de novos equipamentos

29/11/2024

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou seus 13 anos de funcionamento com a inauguração de dois equipamentos importantes para o diagnóstico de doenças raras: um Biobanco e uma Unidade de Sequenciamento de Nova Geração, que integram o Laboratório de Pesquisa Translacional do HCB. A inauguração foi o destaque de cerimônia realizada na sexta-feira (22/11/2024), com participação da secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio.

A diretora executiva do Hospital, Valdenize Tiziani (foto acima), apresentou um histórico do Hospital e do laboratório, ressaltando o apoio recebido de instituições importantes para a história do HCB – como o próprio Governo do Distrito Federal (GDF) e a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Tiziani também destacou impacto que as pesquisas realizadas têm para as crianças em tratamento. “Foi sonhado que esse hospital tivesse um braço de pesquisa muito forte; é a pesquisa que qualifica, que permite que estejamos sempre na fronteira do conhecimento”, afirmou.

Pesquisas em expansão

O Biobanco – primeiro do Centro-Oeste em uma unidade pública de saúde – possibilita a formação de uma coleção de amostras biológicas raras, viabilizando pesquisas futuras; já a Unidade de Sequenciamento de Nova Geração permite a avaliação de mais possibilidades de alterações genéticas, trazendo agilidade aos resultados de exames. Os dois equipamentos acompanham o caminho do HCB rumo à medicina de precisão. Segundo o supervisor do Laboratório de Pesquisa Translacional, Ricardo Camargo, “medicina de precisão é baseada em marcadores moleculares; ela fornece informações sobre o prognóstico, sobre estratificação de risco e sobre terapia-alvo. Além disso, temos um contexto de monitoramento de resposta e é possível a readequação terapêutica em caso de uma eventual recidiva”.

As novas aquisições também se alinham ao objetivo do Hospital de expandir as atividades do Laboratório de Pesquisa Translacional. “Precisamos ampliar a área, adotar terapias avançadas, consolidar o centro de pesquisas clínicas, fortalecer as atividades de ensino e o centro de simulação realística, para melhor formarmos profissionais. Medicina de precisão e terapia personalizada: é isso que buscamos”, afirmou a diretora executiva, Valdenize Tiziani. A diretora executiva explicou que, para que esse objetivo seja alcançado, o HCB precisará passar por uma ampliação.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio (foto acima, ao centro), exaltou as entregas feitas pelo Hospital à rede pública de saúde durante os 13 anos de funcionamento e declarou seu compromisso de lutar por um “terceiro bloco” que permita a inovação desejada. “Dou minha palavra de lutarmos pelo Bloco 3. É uma excelência na entrega, uma necessidade da Secretaria, do Ministério da Saúde e do Governo do Distrito Federal. Por que não nos unirmos e irmos ao encontro desse desafio?”, disse a secretária.

O secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), Alexandre Villain – que representou o secretário Leonardo Reisman –, também se comprometeu a colaborar com a ampliação do Hospital da Criança de Brasília: “Aqui, vemos a ciência e tecnologia que salvam a vida das pessoas. Deixo aqui meu compromisso de ajuda-los na modelagem de financiamento na busca de recursos, tanto do Distrito Federal quanto de recursos federais como o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico”.

Apoio da sociedade

O Biobanco e a Unidade de Sequenciamento de Nova Geração são exemplos de aquisições feitas mediante apoio de parceiros do HCB, como a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), parlamentares do DF e a campanha McDia Feliz. “Esse hospital é a prova de que é possível prestar saúde pública com qualidade. Já foram praticamente 1000 equipamentos entregues ao Hospital, mais ou menos 20 milhões de recursos aportados ao longo desses 13 anos. Nosso intuito é continuar fazendo nosso trabalho para que esse hospital evolua a cada dia”, disse o presidente da Abrace, Alexandre Alarcão. A presidente do Icipe, Ilda Peliz, aproveitou o evento para agradecer à sociedade pelo apoio em mais de uma década de HCB.

A representante da Coordenação Geral de Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Aline Hennemann, representou a ministra Nísia Trindade durante o evento e relacionou o trabalho de pesquisa do HCB ao atendimento humanizado oferecido a cada paciente. “O que vocês trazem aqui não é um cuidado em que atendem segundo um protocolo único, mas sim um protocolo individualizado; cada criança, cada família é vista na sua forma, na sua integralidade, e é assim que ela é atendida”, elogiou.

Homenagem aos funcionários

Além da cerimônia de inauguração, as comemorações foram iniciadas com um evento para a equipe do Hospital. Na terça-feira (19/11/2024), os funcionários se reuniram para celebrar a dedicação do HCB às crianças e adolescentes com condições crônicas e complexas de saúde, prestando homenagem especial aos profissionais que completaram 10 anos de trabalho na instituição. “Muitos vieram ao longo desses anos, todos irmanados nesse mesmo propósito. Quero agradecer a todos por essa jornada, pela confiança, parceria e apoio nos desafios”, disse a diretora executiva do HCB, Valdenize Tiziani.

A presidente do Icipe, Ilda Peliz, elogiou a competência da equipe na busca pelos bons resultados do Hospital: “Se temos os melhores profissionais, a melhor diretoria, os melhores técnicos, só pode dar certo”.

Festa para crianças

Tendo a criança como centro de todos os processos administrativos e assistenciais, o HCB também comemorou o aniversário junto a seus pacientes. No sábado (23/11/2024), meninos e meninas que estavam internados participaram de uma manhã de diversão. Eles passearam em carrinhos elétricos, ganharam balões e expuseram desenhos feitos ao longo do mês como forma de parabenizar a instituição.

“Eu até fiz uma foto segurando o desenho! Também já brinquei muito, está divertido”, contou Geovane da Silva, oito anos. Assim como as outras crianças, ele aproveitou as músicas cantadas por voluntários da Abrace e as brincadeiras propostas pelo grupo Doutores com Riso.

Dois visitantes também chamaram atenção durante a comemoração. A presença do Homem-Aranha surpreendeu Maria Júlia Silva (foto acima), quatro anos. Ao encontrar seu herói favorito, ela logo pediu para aprender a lançar teias como ele.

A presença do saxofonista voluntário João Filho (foto acima) encantou tanto as crianças quanto seus acompanhantes. Pais e mães de pacientes do HCB apreciaram as melodias apresentadas pelo músico, que deu início à celebração tocando Parabéns Pra Você.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira