HCB ativa leitos de UTI para apoiar rede pública de saúde
06/03/2023
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ativou leitos temporários de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para apoiar a rede pública de saúde do Distrito Federal durante o aumento de casos de bronquiolite aguda. Na manhã de segunda-feira (06/03/2023), foram abertos cinco leitos; até o início de abril, outros cinco estarão à disposição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).
A superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, explica que há um histórico de sazonalidade no aumento dos casos de vírus sincicial respiratório, que causa infecções respiratórias. “Acontece todos os anos; as crianças desenvolvem uma condição grave conhecida como bronquiolite, que afeta o pulmão da criança, especialmente em função do vírus sincicial, que é muito frequente nessa época do ano. A rede acaba tendo todas as suas unidades de internação e os leitos de enfermaria ocupados, os prontos socorros muito cheios”, diz Tiziani. Nesse contexto, ela explica que “a retaguarda das unidades de terapia intensiva pediátricas são fundamentais para que se consiga dar o cuidado crítico necessário para essas crianças”.
O Hospital realizou trabalho intenso para garantir que equipamentos, insumos, medicamentos, enxoval, rede elétrica estivessem adequados às necessidades da terapia intensiva e permitissem a abertura dos primeiros cinco leitos. “Já estamos no processo de contratação de pessoas, então logo que tenhamos a equipe necessária, abriremos gradualmente até alcançar o número de 10 leitos novos - o que vai compor aí 48 leitos de UTI Pediátrica aqui no Hospital da Criança de Brasília”, explica a superintendente executiva.
Em visita ao HCB no dia da abertura dos leitos, a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, se pronunciou: “Esse ganho é para a população do Distrito Federal. Tivemos uma chegada antecipada do vírus sincicial respiratório, muitas vezes as crianças precisando de ventilação mecânica, e isso vai de encontro à necessidade de dar celeridade à abertura dos leitos. À medida que o HCB fizer a contratação e o treinamento das equipes, abriremos mais cinco leitos”.
Essa não é a primeira vez que o Hospital disponibiliza leitos extras para a SES/DF. Em 2020, com o início da pandemia, o HCB ativou 10 leitos especificamente para atendimento de crianças com covid; além disso, ativou uma UTI com outros 10 leitos para atendimento de adultos diagnosticados com a doença.
Esse esforço além do que é pactuado pelo contrato de gestão do Hospital se dá pelo fato do HCB fazer parte da rede. “Com essa ação, o Hospital também responde e se compromete com a qualidade da atenção em saúde pública às crianças do Distrito Federal, complementando as necessidades dos nossos serviços de saúde”, afirma Tiziani.
Texto e fotos: Maria Clara Oliveira