HCB alinha condutas e terapias oncológicas com países de referência no tratamento do câncer, em encontro internacional
02/09/2022
Representantes do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram, de sexta-feira a sábado (02 a 04/09/2022), do II Encontro Aliança Amarte - St. Jude Global. O evento, realizado em Barretos (SP), no Hospital de Amor, reúne outros 24 centros da Aliança Amar-te, uma conexão que , como diz a sigla, é um Apoio Maior, Aumentando Recursos e Tratamentos Especializados, visando padronizar diagnósticos e tratamentos e aumentar a sobrevida ou a cura de crianças com câncer. Essa aliança, que promove a reunião de forças na luta contra o câncer, foi idealizada pelo Hospital Infantojuvenil, Hospital de Amor e conta com o apoio do St. Jude Children's Research Hospital, de Memphis (EUA) - o mais importante em pesquisas e tratamentos de crianças na área de oncologia, com excelência mundial.
Os grupos de trabalho multidisciplinar que estiveram reunidos avaliaram indicadores clínicos e desenvolvem protocolos para melhorar os processos de tratamento e vão apresentar, durante o evento, os resultados para dar subsídios aos novos planejamentos estratégicos e ações dos profissionais da saúde para que possam avançar em tecnologias de diagnósticos e tratamentos.
Nem todos os centros de tratamento mantém condutas padronizadas nas terapêuticas e era o objetivo esse compromisso, com base nos planejamentos, saísse desse encontro.
No Brasil, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) - juntamente com o Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba (PR) e o Hospital de Amor - faz parte do Comitê Gestor da Aliança Global, sob as orientações do Hospital St. Jude.
"A participação do Hospital da Criança de Brasília é extremamente importante. Antes, as taxas de cura do câncer infantojuvenil, em Brasília, eram em torno de 40%. Agora, alcançamos mais de 75% de cura. Isso se deve à equipe multiprofissional, com todas as possibilidades diagnósticas do próprio Hospital, incluindo a citometria de fluxo, a citogenética e a biologia molecular. Hoje, conseguimos avançar na precisão de diagnóstico. É uma medicina personalizada”, comemora Valdenize Tiziani, bióloga e diretora do departamento de ensino e pesquisa do HCB, que também é superintendente executiva do Hospital.
"Sem dúvidas, integrar o Comitê Gestor da Aliança coloca o Hospital da Criança de Brasília numa situação que revela que nosso Hospital está maduro em relação às novas metodologias e pode, também, auxiliar outros centros emergentes que ainda não estão com os processos avançados para que alcancem o mesmo patamar", concluiu Tiziani.
"A Aliança Amar-te, liderada pelo Hospital de Amor, pretende fazer com que todas as crianças de todo o Brasil tenham o mesmo acesso a um serviço de qualidade e um diagnóstico preciso, no menor tempo possível, e a criança venha a receber o tratamento adequado, no tempo oportuno. O diagnóstico não pode ser demorado. Uma intervenção precoce é capaz de impedir a perda das nossas crianças”, explica a superintendente executiva do HCB.
O HCB recebe, a cada ano, de 180 a 200 novos casos de câncer nos serviços de oncologia pediátrica. Os profissionais monitoram curvas atuais, por tumor, no caso de tumores renais e leucemias de baixo risco. Os tipos mais comuns são as leucemias e os tumores do sistema nervoso central. Além disso, outras centenas de crianças e adolescentes são acompanhados por tempo indeterminado e, alguns casos, com monitoramento e orientações terapêuticas em nível domiciliar.
Texto: Cláudia Miani
Fotos: divulgação Hospital de Amo