HCB volta a realizar cirurgia com técnica inovadora

22/09/2020

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, nos dias 19 e 20 de setembro (sábado e domingo), o Grupo Cooperativo Brasileiro Multi-Institucional para o Tratamento de Extrofia de Bexiga pela Técnica de Kelley. Os médicos se encontraram para operar duas crianças no HCB.

Essa foi a vigésima reunião do grupo de cirurgiões pediátricos especializados em urologia pediátrica que, desde 2019, viaja para diferentes cidades brasileiras para realizar correções de extrofia de bexiga – 20 crianças já foram atendidas pelos profissionais. Em 2019, os profissionais também utilizaram a técnica durante a operação de uma criança acompanhada pelo HCB.

Extrofia de bexiga é uma malformação congênita na qual a parede abdominal inferior, os ossos da bacia e o aparelho genital não se fecham. A cirurgia visa corrigir essa falha.

O método

Correções de extrofia de bexiga já são realizadas, mas a técnica de Kelley é inovadora –foi idealizada há quase 50 anos pelo urologista pediátrico australiano Justin Kelley e começou a ser empregada no Brasil em 2019, quando o médico Nicanor Macedo idealizou o Grupo Cooperativo. O método oferece resultados mais positivos, garantindo a funcionalidade dos órgãos. O procedimento é longo e envolve o descolamento de estruturas como bexiga, próstata e uretra osso da bacia antes de dar início à reconstrução.

Esta foi a segunda vez que o procedimento foi realizado no Hospital da Criança de Brasília – o cirurgião e urologista pediátrico, coordenador de urologia do HCB, Dr. Hélio Buson, faz parte do grupo. “É uma cirurgia muito complexa, cheia de detalhes anatômicos que mexem com a vascularização e a inervação da bexiga, do aparelho reprodutor e do esfíncter urinário. Ela só pode ser utilizada por profissionais experientes e em um ambiente hospitalar pediátrico especializado como o Hospital da Criança de Brasília, da Rede Pública de Saúde do Distrito Federal”, afirma Buson.

A criança

Um menino de um ano de idade foi atendido pelo Grupo Cooperativo no sábado (19/09/2020). Nascido na cidade de Mineiros (GO), ele era acompanhado por urologistas em Goiânia, que entraram em contato com o Grupo. Devido à complexidade do procedimento, ele foi transferido para o HCB. Segundo a mãe, ele é uma criança ativa, saudável e que gosta de brincar; os cuidados tomados até então se relacionavam à proteção da bexiga, que precisava estar sempre coberta, limpa e ser mantida úmida.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke