HCB recebe projeto itinerante Oceanário - As Maravilhas do Fundo do Mar

17/03/2020

Quem frequenta o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) sabe que a unidade de internação do HCB é dividida em blocos que recebem nomes de animais ligados ao litoral brasileiro. O hall central do Hospital também virou passagem para rios, mares e lagos na terça e quarta-feira (10 a 11/03/2020): o projeto Sesc Oceanário – As Maravilhas do Fundo do Mar apresentou vídeos sobre a vida subaquática e realizou, também, atividades lúdicas com as crianças. A atividade foi promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc)

Dentro de uma cúpula inflável instalada no HCB, as crianças e seus acompanhantes assistiram a um filme sobre a biodiversidade da vida marinha e preservação do meio ambiente. A apresentação foi acompanhada por monitores do Sesc que explicavam de forma dinâmica, a mensagem do filme. 

Rafael Nogueira (foto no alto da matéria), cinco anos, nunca tinha visto um Oceanário: o menino se divertiu durante a apresentação. “Eu aprendi que a gente não pode sujar o mar, pois os corais morrem”, contou. Rafael participou, também, da oficina de confecção de animais marinhos com materiais recicláveis e fez uma água-viva. “Eu vi uma vez, em um filme, uma água-viva. Ela é perigosa e, se tocar nela, ela 'pica'!”, explicou.

Davi dos Santos (foto acima), três anos, assistiu a apresentação acompanhado de sua mãe, Jaqueline Firmino, e aprendeu a usar uma garrafa plástica para fazer um polvo. Segundo ela, "esse tipo de ação distrai a criança e ensina; o Davi observou cada momento do vídeo. É bom até para nós, pais. Ajuda a esquecer os problemas".

O Sesc Oceanário - As Maravilhas do Fundo Do Mar é um projeto itinerante que tem levado para escolas – e pela primeira vez, para hospitais – informações sobre o mundo marinho. A coordenadora do projeto, Patrícia Souza, contou que é "gratificante ver que as crianças se fascinam pelas curiosidades do fundo do mar". Na opinião dela, "esse tipo de atividade minimiza o sofrimento que as crianças possam e estar enfrentando, e ajuda elas a irem mais tranquilas para a consulta".

 

Texto e fotos: Giovanna Coelho
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke