HCB realiza treinamento integrado de equipes e adota ações educativas

07/08/2020

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) tem buscado, ao longo dos anos, estruturar sua área de Ensino e Pesquisa, investindo de forma consistente na manutenção e desenvolvimento da área. Com a chegada da pandemia, a diretoria da área criou um Time Integrado de Treinamento, como forma de aumentar a eficiência no enfrentamento ao novo coronavírus. Reunindo profissionais de diferentes áreas, o time organiza treinamentos (como o da foto acima) personalizados para as equipes assistenciais e ações educativas voltadas aos profissionais atuantes na linha de frente no combate à Covid-19.

De acordo com o gerente de Ensino do HCB, Deivson Mundim – que é responsável por coordenar as ações do time –, a união dos treinamentos e ações à gestão assistencial gera sustentabilidade e trabalho em equipe. “O resultado que nós perseguimos, independentemente de qual esfera do Hospital trabalhamos, é oferecer uma assistência de qualidade”, afirma.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Mundim explica que os treinamentos promovem a interdependência das áreas de Recursos Humanos, Qualidade e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, gerando integração entre a gestão e a assistência. “Com a análise e problematização, essas áreas intervêm na área assistencial com o objetivo de solucionar problemas, alinhando os campos de prática”, diz.

Cada área passa por capacitações específicas — as equipes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Leão Marinho, por exemplo, realizaram simulações realísticas: os profissionais aprenderam como devem prestar atendimento, de forma segura, a pacientes com suspeita ou confirmados para a Covid-19.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Outras ações educativas também foram realizadas, como a produção de vídeos instrucionais sobre os procedimentos relacionados à pandemia: a partir deles, funcionários de diferentes setores do Hospital puderam esclarecer dúvidas acerca de paramentação e desparamentação correta, além do uso de máscaras e técnica para a coleta de material para testes diagnósticos da Covid-19.

As ações do Time Integrado de Treinamento continuam a ser realizadas e a gestão do HCB avalia a possibilidade de que ele seja mantido, mesmo após o fim da pandemia. Para o superintendente executivo do Hospital, Renilson Rehem, o time “tem sido uma iniciativa interessante e é uma experiência que está se mostrando exitosa”.

 

Texto: Giovanna Coelho
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke