HCB participa do Tempo de Plantar

06/12/2021

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participou, na manhã de domingo (05/12/2021), da iniciativa Tempo de Plantar: funcionários do HCB e moradores do Noroeste se reuniram para plantar mudas de ipê no bosque do Hospital. 108 árvores foram plantadas por filhos dos participantes – o evento contou, também, com a presença dos deputados distritais Agaciel Maia e Leandro Grass.

“Estamos dando início à campanha Tempo de Plantar 2021: uma iniciativa de várias organizações sem fins lucrativos de plantar, ao longo desse período de chuvas, um milhão de mudas no Distrito Federal. É motivo de muita felicidade ver que as crianças entram no Hospital hoje, cheias de saúde e alegria, para plantar e fazer história”, explicou o diretor do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Cláudio Duda.

A primeira árvore do dia foi um ipê roxo, plantado por Pedro de Oliveira (foto no alto da matéria), sete anos. Filho da endocrinologista pediatra do HCB Renata Santarém, ele se animou com o plantio: “Na minha escola antiga, já tinham plantado um ipê. Achei legal!”, disse o menino. A mãe considera relevante, para o futuro do filho, participar desse tipo de ação. “É muito importante ensinar nossos filhos, desde cedo, o papel deles na sociedade. O HCB é muito mais que só um hospital de assistência: existe toda uma comunidade que nos apoia, a gente faz parte dela”, explicou Santarém.

Segundo a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, a participação na campanha marca a integração do Hospital à sua vizinhança. "O Hospital da Criança de Brasília busca se inserir na comunidade do Noroeste, território onde estamos inseridos”, disse Tiziani. Aos adultos e crianças que plantaram as mudas, ela desejou: “Que a gente continue a fazer pontes, por meio de vocês, com toda a sociedade de Brasília, que nos apoia”.

A dona de casa Jussara Braga levou a filha Rebeca Braga (foto abaixo), dois anos, para participar da campanha. Moradora do Noroeste, ela se interessou pelo fato de um hospital estimular o cuidado com a natureza: “A gente tem que ensinar, desde criança, que precisa preservar o meio ambiente e as plantas”.

Tempo de Plantar 2021

Realizada no dia internacional do voluntário, a campanha Tempo de Plantar mobilizou pessoas de diferentes estados brasileiros com o objetivo de plantar um milhão de árvores no país. Além do Hospital da Criança de Brasília, a ação também foi realizada em Águas Claras, Noroeste, Guará, Ceilândia e outras cidades.

Os deputados presentes no plantio elogiaram a participação do HCB. Leandro Grass destacou que o Hospital, “além de ter compromisso com o SUS, tem relação muito forte com as causas da cidade, está muito vinculado às questões e valores importantes e precisa ser ainda mais defendido, ampliado, fortalecido para que continue fazendo esse trabalho incrível”. Já Agaciel Maia parabenizou o HCB por seus 10 anos de funcionamento, relembrando o trabalho realizado desde a criação até este aniversário: “Fico feliz porque o Hospital da Criança de Brasília era um sonho e, hoje, é uma realidade de excelência; sei que chegar ao que ele é hoje é muito difícil – e muito mais difícil é manter a qualidade que as crianças merecem”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira