HCB inaugura sua biblioteca

25/03/2021

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inaugurou sua biblioteca na terça-feira (23/03/2021), dando seguimento à programação mensal em alusão a seu décimo aniversário de funcionamento. O evento – realizado virtualmente, devido às medidas de enfrentamento à pandemia – contou com a participação do coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo e diretor do Programa SciELO, Abel Packer, para a palestra “Comunicação de pesquisa em ciência abera”.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, destacou que ter uma biblioteca sempre esteve nos planos da instituição. “Desde o início, a ideia era que esse Hospital, além da assistência, também tivesse ensino e pesquisa: esse tripé é essencial para a excelência”, afirmou Rehem.

A diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital, Valdenize Tiziani, ressaltou que a produção científica pode influenciar nos tratamentos adotados no âmbito assistencial. “O serviço da biblioteca e seu impacto nos serviços de saúde influenciam nas decisões clínicas. Em um hospital especializado como o HCB, a literatura científica é muito importante para a tomada de decisão” – disse a diretora.

Durante a inauguração, os participantes puderam se informar sobre os serviços oferecidos na biblioteca e assistiram a palestra do Coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo e Diretor do Programa SciELO / FAPESP (Scientific Electronic Library Online), Abel Packer, que falou sobre as mudanças sofridas pela atividade de pesquisa graças aos avanços tecnológicos e como essas mudanças impactam, especialmente, a forma como as pesquisas e seus resultados são divulgados, dentro do conceito de ciência aberta – tratada por ele como “um retorno à origem da pesquisa enquanto processo de comunicação”.

O tema despertou interesse do público, especialmente no que se refere ao acesso a dados das pesquisas antes mesmo de serem encerradas – permitindo que mais pessoas possam chegar às conclusões. “Nós construímos, cada um de nós, um grão de areia que se soma ao universo de conhecimento”, disse Packer.

O evento também foi marcado pelo lançamento da produção intelectual feita por integrantes da equipe do Hospital da Criança de Brasília. Foram apresentadas 14 publicações – 12 delas, escritas por profissionais do HCB, trazem informações científicas úteis à oncologia, reumatologia, Gastroenterologia e outras especialidades pediátricas, além de abordarem temas de gestão em saúde. Outras duas obras foram incorporadas ao acervo apresentado: um livro sobre a história da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e outro escrito pelo médico Oscar Moren, fundador da pediatria no Distrito Federal.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: João Vitor Ramos
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke