HCB inaugura novos consultórios

01/02/2021

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inaugurou nova área de atendimento ambulatorial na sexta-feira (22/01/2021), com 18 novos consultórios. A cerimônia de inauguração contou com a presença do subsecretário de Logística em Saúde do Distrito Federal, Artur Brito; da presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Bárbara Simões, e da presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini. A ampliação é parte da comemoração do aniversário de 10 anos do HCB, que serão completados no dia 23 de novembro.

A nova área de atendimento segue a ambientação do HCB e faz alusão ao sertão brasileiro. Os novos consultórios atenderão especialidades já ofertadas pelo Hospital, de acordo com a necessidade e demanda da assistência — agora, o HCB passa a contar com 60 consultórios para consultas médicas e atendimentos de profissionais da assistência complementar essencial; o ginásio de reabilitação e box de emergência foram realocados para a área.

Segundo o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, “esse foi um esforço que fizemos para ampliar a oferta de serviços do Hospital e aumentar o conforto para os nossos pacientes. Com a reforma, poderemos, em breve, instalar novos equipamentos como os de bioimagem”. Na cerimônia, ele ressaltou as conquistas do HCB no ano de 2020: mesmo em período de pandemia, o Hospital deu continuidade ao tratamento de crianças e adolescentes, foi acreditado com excelência e recebeu certificados que comprovam a qualidade do ambiente de trabalho. “É importante reconhecer e agradecer o empenho de todos do HCB, pois contribuíram para que tudo isso se realizasse”, afirmou o superintendente.

A presidente da Abrace, Maria Ângela Marini, relembrou a trajetória do HCB e destacou a ampliação como um marco histórico. “O evento de hoje nos mostra que o Hospital é necessário para a pediatria; o que era uma demanda reprimida, hoje, é a nossa alegria, é a realização de um sonho”, disse Marini.

Segundo a presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Bárbara Simões, “o HCB significa um aliado para a Fundação, com uma parceria de troca de experiências — ambos compartilham de um sentimento de solidariedade”.

Para o subsecretário de Logística em Saúde do DF, Artur Brito, “o HCB é referência em variedade de serviços ofertados à população do DF — a ampliação das instalações significa ampliação da saúde”. Brito também destacou a importância de um hospital que atende totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS): “O trabalho desempenhado pelo HCB precisa ser visto e trazido para outros hospitais”.

Serviço aprovado

Manuela Alverca (foto acima), quatro anos, foi atendida pela fisioterapia do HCB no novo ginásio de reabilitação. Sua mãe, Patrícia Figueiredo, aprovou o novo espaço. “Achei muito bom. Tem muitas atividades para as crianças, é bem arejado. Acho importante o HCB continuar crescendo — isso alegra o coração de nós, mães. Minha filha faz tratamento oncológico e precisa de várias especialidades”, explicou Figueiredo.

 

Texto: Giovanna Coelho
Fotos: Ana Clara Botovchenco
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke