HCB assina termo de cooperação com ICDF

10/02/2020

O Hospital da Criança de Brasília (HCB) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) assinaram termo de cooperação para integrar os serviços de cirurgias cardíacas.

Com a parceria – oficializada segunda-feira (10/02/2020) durante reunião entre o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, e a superintendente do ICDF, Núbia Welerson –, também foi instituído um grupo de trabalho entre as duas instituições e a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) para que, no futuro, o HCB também passe a realizar cirurgias cardíacas pediátricas.

A cooperação – que será feita de acordo com as orientações do grupo de trabalho –avançará de forma gradativa. A princípio, as crianças que precisarem ser operadas no ICDF passarão por cuidados pré e pós-operatórios no HCB; depois, o Hospital vai disponibilizar vagas em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças atendidas pelo Instituto. Posteriormente, o próprio Hospital deverá realizar cirurgias cardíacas de menor complexidade. Ao longo dos 60 meses de duração da parceria, serão produzidos relatórios de atividades, possibilitando ajustes e melhorias nos serviços; ao longo deste período, também haverá intercâmbio na área de ensino, para qualificação e desenvolvimento técnico dos profissionais.

Segundo o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, a integração entre as duas instituições “é uma troca de experiências e oportunidade de treinamento” que reforça a Rede Pública de Saúde do DF. “A gente cuida de criança; o ICDF faz transplantes e cirurgia cardíaca, mas faz mais em adultos. A ideia é que um complemente o outro, para que as crianças recebam uma assistência completa”, disse o superintendente do Hospital. Para a superintendente do ICDF, Núbia Welerson, concorda: para ela, a parceria otimiza “a linha de cuidado, integrando as áreas e ampliando o acolhimento humanizado”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke