Durante a Feira de Soluções para a Saúde – promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), profissionais do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) puderam aprofundar discussões sobre as ferramentas tecnológicas empregadas pelo HCB e despertaram o interesse de outras instituições. Na terça-feira (28/11/2023), o Hospital recebeu a visita de representantes da Fiocruz Brasília e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), que buscavam conhecer o trabalho do Hospital - em especial no que se refere à informatização.
Para a encarregada de proteção de dados da Fiocruz, Laiza Assumpção (foto acima), o HCB transparece sua forma de gestão dos dados de saúde. "Os processos são bem mapeados, fluxos bem definidos; isso faz toda a diferença. A informação bem tratada é importante para a segurança dos dados", disse Assumpção - que acompanhou, no primeiro dia da feira, a mesa redonda com participação de profissional do Hospital.
O presidente da SBIS, Luis Gustavo Kiatake (foto acima, de camisa azul), também teve impressão positiva do HCB: "A infraestrutura é bastante avançada na questão da informação. Os laudos já saem digitalizados, sem papel, e vão direto para o prontuário eletrônico".
Participantes da Feira que não puderam visitar o Hospital tiveram acesso a algumas soluções apresentadas pelo HCB em um estande de divulgação e em pôsteres científicos, se informando sobre iniciativas adotadas pelo Hospital no enfrentamento à pandemia de covid-19 e no preparo de crianças e adolescentes para o processo de diálise peritoneal.
Texto e fotos: Maria Clara Oliveira