Farmácia do HCB muda para a entrada do ambulatório do Hospital

18/08/2020

A farmácia ambulatorial do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) mudou de lugar. Agora, os medicamentos são retirados logo na entrada do ambulatório, sem que haja necessidade de perocorrer grandes distâncias no Hospital – o setor passou para a ala Pantanal, onde anteriormente funcionava uma brinquedoteca. A medida traz mais segurança para os usuários, inclusive durante a pandemia: é mais fácil manter o distanciamento necessário.

Segundo o diretor administrativo do HCB, Hélio Silveira (foto abaixo, à direita), a mudança era um plano antigo. “A ideia era que o usuário não precisasse circular muito. Com a reforma dessa área do Hospital, surgiu a oportunidade”, diz. Para ele, a nova localização da farmácia garante que o Hospital continue na “missão de servir bem e  garantir que as crianças estejam com o medicamento certo, na hora certa”. Com a reforma outras duas brinquedotecas serão abertas no ambulatório.

Os usuários aprovaram a mudança. João Ribeiro é pai de Lucas Ribeiro, 17 anos, e gostou de poder retirar os remédios mais rapidamente: “Foi ótimo, o espaço está muito bom e agora não preciso atravessar o Hospital”.

Para que a mudança fosse possível, o espaço foi reformado, oferecendo 76m² (o local anterior tinha apenas 60m²) para atendimento aos usuários, armazenamento dos medicamentos e mais espaço para a dupla checagem dos remédios. Contando com quatro guichês de atendimento e sala de espera, a farmácia também passou a oferecer mais conforto e segurança na conferencia e entrega de medicamentos para os pacientes.

A farmácia ambulatorial do HCB recebe, por mês, cerca de três mil pessoas – desde o início do ano, já foram realizados 17.162 atendimentos. Além de oferecer o novo espaço, o setor mantém o serviço de entrega domiciliar a pacientes previamente estabelecidos, tendo entregue mais de um milhão 417 mil medicamentos diretamente na casa das crianças.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke