Enfermagem: protagonista no atendimento

12/05/2022

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) deu início, na quinta-feira (12/05/2022), a sua Semana da Enfermagem. O evento, que começou no Dia Internacional da Enfermagem e vai até sexta-feira (13/05/2022), reúne enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCB para palestras e minicursos desenvolvidos a partir do tema central “Uma voz para liderar: Protagonismo frente aos desafios da profissão”.

Na abertura da Semana, a superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani (foto acima), parabenizou os profissionais e, comparando o Hospital a um organismo vivo, afirmou que a enfermagem é como o sangue. “Vocês se conectam com o paciente, cuidam dele e da família, se conectam com todas as áreas do Hospital, além da assistência. São vocês que realmente trazem todos os elementos que nos permitem fazer mudanças para melhor”, disse Tiziani.

A diretora de Assistência do HCB, Simone Prado (foto acima), falou sobre o protagonismo que a equipe assume no atendimento às crianças e adolescentes. Prado – que é enfermeira – também destacou a necessidade dos profissionais se manterem em constante aprendizado. “A busca pelo saber, pela melhor técnica, deve ser perseguida incansavelmente, pois temos a importante responsabilidade de evidenciar sempre que a enfermagem não é apenas missão. É uma ciência muito séria, capaz de contribuir sobremaneira para bons desfechos”, orientou a diretora.

Além dos debates promovidos em palestras e minicursos, a Semana da Enfermagem é um momento de reconhecimento desta equipe. Segundo a diretora técnica do Hospital, Isis Magalhães (foto acima), a valorização de enfermeiros e técnicos já estava presente na origem da história do HCB. “Desde o começo, buscávamos esses profissionais para que, juntos, construíssemos o projeto. Entendíamos que era o profissional da enfermagem que possuía o saber inicial nos processos e na estrutura hospitalar”, contou Magalhães.

O presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Duda (foto acima), parabenizou os profissionais por sua missão de “cuidar das dores” e declamou o poema “Herói do Anonimato”, de Vitória Brandão. Já a diretora clínica do Hospital, Elisa de Carvalho (foto abaixo), destacou a importância de todas as equipes do HCB, unidas à de enfermagem, trabalharem em parceria pelo bem das crianças acompanhadas: “Nós damos a nossa voz para o paciente, que não tem voz. Gritamos por ele, para dar condições de saúde dignas”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira