"Emoções" à mostra

29/06/2021

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inaugurou, na sexta-feira (25/06/2021), a exposição “Emoções”. As fotografias, feitas pela equipe do Núcleo de Comunicação e Mobilização (NCM) ao longo dos 10 anos de funcionamento do Hospital, estão dispostas no hall central do HCB e retratam crianças e adolescentes acompanhados pelo Hospital enquanto aguardam atendimento ou participam de atividades culturais. Há, também, uma seção dedicada aos jardins do HCB.

“Pretendemos transmitir essas emoções que vivenciamos no Hospital. Não são fotos do ponto de vista assistencial, mas da convivência, da interação entre pacientes, funcionários, acompanhantes e convidados, para resgatar esses sentimentos durante o distanciamento”, explica o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem (foto acima).

Segundo o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Duda (foto acima), as imagens ajudam a preservar os propósitos do Hospital, reconhecendo seu histórico. “Tenho certeza que cada uma dessas fotos tem uma emoção, uma história que precisa ser reverenciada”, afirma.

A adolescente Vitória Vieira (foto acima), 14 anos, viveu algumas dessas histórias. “Vi as fotos com palhaços; quando eu fiquei internada aqui, tinham palhaços que iam me visitar, eu gostava dos Doutores com Riso”, conta.

As fotos emocionaram Jessana Oliveira; mãe de Davi Luiz Oliveira (foto acima), sete anos, ela também vivenciou vários dos momentos apresentados. “A exposição dá vontade de chorar, porque a gente vê a valorização dos nossos filhos, a dedicação que o Hospital tem por eles”, diz.

Para a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini (foto acima), a exposição “é um resgate de ótimas lembranças de um passado recente, quando tudo começou, e segue uma trajetória exitosa de importância significativa para a pediatria especializada da nossa cidade”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Felipe Santos e João Victor Soares
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke