Em clima carnavalesco, pacientes do Hospital da Criança de Brasília ouvem histórias e confeccionam adereços para a festa

09/02/2024

As crianças internadas no setor de oncologia do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) desfrutaram de uma tarde descontraída na quarta-feira (07/02/2024). Com o carnaval cada vez mais próximo, voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) alegraram o dia de meninos e meninas em um evento que reuniu histórias, música e artes plásticas a fim de proporcionar um momento de lazer e descontração.

As apresentações começaram com duas histórias, interpretadas pela equipe de voluntariado da Abrace. Maria Marquis (foto acima, de laranja, à esquerda), contadora de uma das histórias, disse, ao final do evento, que conseguir entreter e divertir uma criança com seus contos gera um sentimento de realização e alegria indescritíveis. “Vale mais que dinheiro”, reforça Marquis. De acordo com a apresentadora, é essencial saber cativar a plateia: “A primeira coisa que todo contador de história deve fazer é observar e sentir”. Além das histórias, as crianças trabalharam a criatividade decorando máscaras carnavalescas.

O grupo Sinfonia da Alegria (foto acima) foi a atração musical da tarde, tocando sucessos como “O Sol”, de Vitor Kley, e “É Preciso Saber Viver”, assinada por Roberto Carlos.

Eventos lúdicos como esse têm um grande impacto no cotidiano dos pacientes, além de funcionar como uma maneira de permitir que as crianças celebrem o carnaval, mesmo que dentro do Hospital. “Hoje, ele não queria nem levantar da cama; quando chegou lá, já começou a participar e interagir com as histórias. Depois que acabou, Edward aproveitou para caminhar pelo corredor”, contou Regina de Araújo, mãe de Edward Araújo (foto acima), oito anos. A atividade de decoração de máscaras também foi positiva, na opinião de Regina: "A gente gosta do carnaval. Tínhamos planos de levá-lo junto com os irmãos para uma festa; como não pudemos, ele já se divertiu um pouco hoje”, revelou.

Na visão de Abraão Bezerra, pai de Nathan Bezerra (foto acima), cinco anos, as ações lúdicas realizadas no HCB geram um impacto positivo na rotina de seu filho e de outros pacientes. “Esse projeto é muito bom para distrair as crianças. É a nossa primeira internação e ele fica um pouco entediado dentro do quarto, mesmo saindo para a brinquedoteca às vezes, então é bom para se divertir. Eu quero até me inscrever para ser voluntário também, porque gostei bastante”, confessou o pai de Nathan, em tom de agradecimento pelo serviço prestado.

A equipe do HCB realiza, periodicamente, atividades que buscam integrar e entreter as crianças. Elaborados pela Supervisão de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca, esses eventos desenvolvem um papel de grande importância para o bem-estar dos pacientes e são cuidadosamente planejados, sempre levando em consideração as particularidades e necessidades de cada criança, a fim de garantir o maior conforto possível.

 

Texto: Felipe Domingues
Fotos: Maria Clara Oliveira