Diversão com jogos educativos

15/10/2019

Dando seguimento à Semana da Criança, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu novas atrações na quarta e quinta-feira. Na quarta (08/10/19), o projeto Curumim Cultural trouxe brinquedos como blocos para montar, jogo da velha, quebra-cabeça e futebol de sopro.

Como algumas das brincadeiras eram novidade para as crianças, os integrantes do projeto ensinaram quem quisesse aprender a jogar. Emanuelle Lima (foto abaixo), nove anos, se divertiu jogando pingue-pongue: “É o meu jogo favorito daqui”, afirmou a menina.

O idealizador e coordenador do Curumim Cultural, Bruno Lopes, explicou como foram escolhidos os brinquedos trazidos ao HCB. "Essas brincadeiras podem auxiliar na coordenação motora da criança. Além de ajudar no equilíbrio e na estabilidade, ocorre também a socialização, pois ela interage com as outras crianças", disse Lopes, que já havia trazido o projeto ao Hospital durante o Encontro do Brincar.

Já na quinta-feira (09/10/19), o grupo Laços da Alegria – que atua voluntariamente em diversos hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal – visitou o HCB, cantando músicas variadas e brincando com as crianças no hall central do Hospital. A ação foi reforçada por alguns funcionários do HCB, que se vestiram como super-heróis e personagens de histórias infantis.

Lucas Gabriel Crespo (foto acima), cinco anos, estava aguardando seu horário na musicoterapia quando encontrou os visitantes. Rapidamente, ele foi mostrar que também sabe tocar violão. Aline França, 12 anos, gostou de encontrar sua personagem preferida. “É a Mulher Maravilha, porque ela salva o mundo”, contou a menina – que também disse que, se tivesse superpoderes, gostaria de ter habilidades relacionadas ao fogo.

Ana Gaudenia é mãe de Maria Fernanda, seis anos, e acompanhou a atividade na quinta-feira. Para ela, as ações são importantes para quem frequenta o HCB: “Elas ajudam até mesmo os pais a se tranquilizarem, deixando o dia mais leve e trazendo alegria para todos”.

 

Texto: Giovanna Coelho
Fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke