O dia 18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma – tumor maligno intraocular que tem maior incidência em crianças menores de 5 anos de idade. Se diagnosticado rapidamente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura, porém o prognóstico não é bom se a doença estiver disseminada além do globo ocular. Portanto, pais, pediatras, oncologistas pediatras e oftalmologistas têm responsabilidade no diagnóstico precoce, que pode salvar a visão e a vida da criança.
Em 2022, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) une esforços a iniciativa nacional protagonizada por pais que, com coragem, tornaram público o seu momento de dor, transformando-o em ação para alertar outros pais e a sociedade sobre a importância do diagnostico precoce da doença.
Um sinal de alerta para os pais é o reflexo esbranquiçado no olho da criança quando ela é fotografada com flash. O normal é que, nesse tipo de foto, o olho humano apresente um reflexo vermelho; caso a criança apresente o reflexo branco (ou “olho de gato”) na foto, é importante que os responsáveis busquem auxílio médico. Casos de estrabismo ou redução do campo visual também devem despertar atenção.
Tratamento feito em centros de referência
O retinoblastoma é considerado um tumor raro - o HCB recebe cerca de quatro crianças com a doença por ano. Elas são encaminhadas pelo pediatra da atenção primária ou pelo oftalmologista e, uma vez que se tornem pacientes do Hospital da Criança de Brasília, dão início ao tratamento.
Após verificar a extensão da doença e realizar os exames de imagem, os especialistas do HCB discutem cada caso com os dois centros parceiros: a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), do Hospital Santa Marcelina, e o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc) - ambos em São Paulo. Parte do tratamento é realizado nestas instituições, pois ambas contam com serviço oftalmológico especializado em retinoblastoma e quimioterapia intra-arterial.
É importante, porém, que as crianças sejam referenciadas no HCB, responsável pelo planejamento terapêutico e pelo seguimento oncológico da criança.
Para alertar pais e responsáveis sobre a importância do diagnóstico precoce, o HCB aderiu à campanha “De olho nos olhinhos”, protagonizada por Daiana Garbin e Tiago Leifert, que divulga mais informações sobre o retinoblastoma. Para saber mais sobre o assunto, faça o download da cartilha abaixo.