Após tratamento no HCB, jovem escolhe cursar enfermagem

17/08/2021

O estudante de enfermagem Guilherme Matheus de Carvalho, 20 anos, foi diagnosticado com leucemia em 2013. Durante três anos, ele realizou o tratamento contra a doença no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e os cuidados que recebeu na unidade o motivaram a seguir carreira na área da saúde.

A família do garoto ficou em choque com o diagnóstico, mas todos se mobilizaram para ajudá-lo no tratamento. Na época, o pai de Guilherme, Eder de Carvalho, raspou a cabeça junto com o filho, que havia iniciado as sessões de quimioterapia.

“No início do tratamento, eu fiquei um tempo no box de emergência do Hospital de Base. Depois de uns meses, comecei a fazer sessões de quimioterapia no HCB. Durou três anos, o tratamento. O mais difícil nesse período foi perder amigos. Dois amigos que fiz nessa época, o Kennedy e a Mariana, estão bem atualmente – a Mariana cursa odontologia.

Eu tive uma boa convivência com várias pessoas que trabalhavam no HCB, sempre bem alegres e profissionais, principalmente as enfermeiras. O esforço da equipe de enfermagem, eu enxergo como se fosse o coração do Hospital – não desconsiderando os médicos, que são excelentes no que fazem, mas o que faz o Hospital andar, para mim, é a equipe de enfermagem, tanto técnicos como enfermeiros. Penso que essa área tinha que ser mais valorizada. Muitas vezes as pessoas só querem ser atendidas por médicos, mas, sem enfermeiros, o Hospital não funciona.

Aprendi a amar a enfermagem logo no meio do tratamento. Conheci uma enfermeira do HCB e ela me contou que tinha feito o mesmo tratamento quando criança, o que a levou a fazer enfermagem.”

Apesar de não recordar o nome da enfermeira, ele conta que esse momento o marcou: em 2020, ele fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu uma bolsa de 70% em uma universidade particular; atualmente, cursa o segundo semestre de curso de Enfermagem – o mesmo que sua mãe, Sheila Cristina. No final deste ano, está marcada a última consulta de Guilherme referente ao tratamento do câncer no HCB.

 

Texto: Mateus de Souza
Fotos: acervo de Guilherme Matheus de Carvalho
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke