Aniversário com elogios à gestão

27/11/2020

O nono aniversário de funcionamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi comemorado na segunda-feira (23/11/2020), em cerimônia virtual. O evento abordou o trabalho do HCB durante a pandemia e contou com a participação do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, da representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Socorro Gross e do presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pedriatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, entre outros. Parlamentares do Distrito Federal e secretários do Governo do DF participaram da cerimônia e destacaram, também, o trabalho do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) à frente do HCB desde a inauguração.

O deputado federal Júlio César Ribeiro ressaltou a eficiência da gestão do HCB por não interromper as atividades: “São nove anos de uma história pautada no amor ao próximo; essa gestão não deixa dúvidas que crianças e jovens que precisam de tratamento para doenças de alta complexidade estão cada vez mais bem assistidas pela saúde pública”.

Para o deputado distrital Leandro Grass, o atendimento qualificado ofertado pelo HCB é motivo de orgulho: “O Icipe mostrou que é possível ter serviço complementar; é uma organização que participa do SUS cumprindo um papel importante com transparência, competência, eficiência e qualificação profissional”. O sentimento é compartilhado pelo também deputado distrital Agaciel Maia: “Ver que o Hospital hoje é essa referência nos dá um prazer muito grande. Enquanto estamos fazendo essa comemoração, vidas estão sendo salvas e isso me dá muito orgulho”.

O senador Izalci Lucas afirmou que o HCB “é uma referência internacional” graças ao envolvimento da equipe e disse: “nosso sonho é que todos os hospitais tivessem a excelência, o tratamento, o carinho e orgulho que a gente tem pelo Hospital da Criança de Brasília”.

A senadora Leila Barros destacou a quantidade de atendimentos realizados pelo HCB – desde sua inauguração, foram mais de 4 milhões e 363 mil atendimentos. “Essa é a marca que merece os nossos aplausos e o nosso apoio. Estamos aqui para celebrar esses nove anos de muito empenho e muita persistência, mas acima de tudo, de um trabalho que não se mede em termos de serviço para a comunidade”, afirmou Barros.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira, e a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, participaram da cerimônia. Silveira afirmou que o HCB “é um hospital de referência” e parabenizou “a todos que fazem esse trabalho digno e com qualidade”.

Mendonça contou que atua como voluntária no HCB e falou sobre o que percebe no contato com as famílias atendidas: “A atuação e o papel de vocês na vida dessas pessoas é transformadora, vocês conseguem fazer com que a esperança possa renascer. Que nós possamos, juntos, fazer cada vez mais e melhor pelas nossas crianças”.

 

Confira a cerimônia completa:

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke