Ensino
O Hospital da Criança de Brasília (HCB) possui atualmente 11 Programas de Residência Médica, sob gestão da Comissão de Residência Médica do HCB, sendo 25 vagas distribuídas entre as especialidades. Conta também com o Programa de Treinamento em Serviço para médicos e profissionais da saúde, além de ofertar vagas de estágio a alunos de graduação e residentes multiprofissionais nos diversos serviços prestados pela instituição. Recebemos visitas técnicas, nas quais é apresentado o modelo assistencial e de gestão praticado na instituição, com o objetivo de contribuir para a formação de estudantes e para o aprimoramento de profissionais.
Os programas de Residência Médica do HCB em áreas de atuação/especialidades pediátricas estão vinculados, do ponto de vista acadêmico, à Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) da Fundação de Ensino e Pesquisa do Distrito Federal (FEPECS). Atualmente há 11 Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
- Alergia e Imunologia Pediátrica
"O Programa de Residência em Alergia e Imunologia Pediátrica do Hospital da Criança de Brasília caracteriza-se pela excelência na atenção à grande diversidade de Doenças Alérgicas e Erros Inatos da Imunidade. O Programa oferece acesso a ferramentas inovadoras à assistência e à pesquisa científica. Ainda, o ambiente terciário diversificado do HCB traz a possibilidade de atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares, com interdisciplinaridade, além de acesso a ambulatórios específicos e a procedimentos especializados. Esse conjunto favorece aos médicos residentes egressos do Programa a oportunidade de adquirir sólida formação na Área de Alergia e Imunologia Pediátrica." - Fabíola Scancetti Tavares (Supervisora do PRM).
- Cancerologia Pediátrica
“No Programa de Cancerologia Pediátrica o Residente terá oportunidade ampla de aprender em um Serviço de Referência integrado no Hospital com especialistas em doenças pediátricas complexas. Com grande número de casos novos terá oportunidade de aprender com especialistas experientes as neoplasias pediátricas mais comuns e as mais raras. O Programa oferece aprendizagem no cenário clínico e laboratorial, com ampla interação com Cirurgia, Radiologia e Patologia, integrando o aprendizado integral.” – José Carlos Martins Córdoba (Supervisor do PRM).
- Cirurgia Pediátrica
“Os médicos residentes do Programa de Cirurgia Pediátrica do Hospital da Criança de Brasília são treinados no cuidado cirúrgico e integral das crianças, incluindo atuação em Cirurgia Pediátrica Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo Pediátrico, Cirurgia Oncológica Pediátrica, Cirurgia Torácica Pediátrica, e Cirurgia Urológica Pediátrica, em seus diversos níveis de complexidade”. - Rodrigo Pinheiro de Abreu Miranda (Supervisor do PRM).
- Endocrinologia Pediátrica
Os médicos residentes do Programa de Endocrinologia Pediátrica do Hospital da Criança de Brasília são treinados para o cuidado integral das crianças com diversas patologias endócrinas, em seus diversos níveis de complexidade, com integração clínica, radiológica e laboratorial de excelência”. – Ana Cristina de Araújo Bezerra (Supervisora do PRM).
- Gastroenterologia Pediátrica
“O Programa de Gastroenterologia Pediátrica conta com uma equipe de profissionais altamente experientes na área, com formação em ensino e pós-graduação (mestrado - doutorado), muitos com atividades de docência, o que aumenta a didática do ensino e estimula as pesquisas. Na assistência, conta com um grande número de atividades ambulatoriais, número expressivo de pacientes internados, com abrangência nas áreas de gastroenterologia, hepatogia e nutrologia. As atividades práticas são todas supervisionadas, com discussão dos casos internados, ambulatoriais e de resposta aos pareceres. O programa científico inclui atividades com metodologia tradicional, com apresentação de seminários, bem como metodologia ativa de aprendizagem (Problem Based Learning - PBL, Team-Based Learning -TBL). Dentre todos os pontos descritos, destaca-se o espírito amigo da equipe, a união, a disponibilidade em ensinar, a ética e, especialmente, o compromisso com o paciente e seus familiares, de forma humanizada”. – Elisa de Carvalho (Supervisora do PRM).
- Hematologia Pediátrica
“Em pediatria, recomenda-se a fusão dos serviços de Hematologia e Oncologia em virtude da semelhança dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos na abordagem das hemopatias malignas e dos tumores sólidos que com frequência acometem os órgãos hematopoiéticos. Este modelo de organização do Hospital da Criança oportuniza aos residentes de ambos os programas ambiente ímpar de aprendizagem. O Programa de Hematologia se desenvolve em trilhas de aprendizagem tanto para habilidades clinicas em atividades ambulatoriais, internação hospitalar, unidade de terapia intensiva, como para habilidades laboratoriais na aquisição de expertise na execução de procedimentos diagnósticos e na citologia de medula óssea e sangue periférico assim como na vivência no laboratório de citometria de fluxo, genética e biologia molecular. O laboratório é presente na prática clínica. O volume e diversidade de patologias é expressivo e desafios diagnósticos impõem a constante discussões com as demais especialistas pediatras no próprio hospital e “extra-muro“ pela participação do serviço nos grupos de estudos cooperativos nacionais e internacionais além de reuniões regulares de discussões de casos clínicos dentro de alianças de serviços de hematologia e oncologia do país com os quais estabelecemos termos de cooperação técnico cientifica. O residente tem participação ativa em todo processo diagnóstico e nos planejamentos terapêuticos,e habilita-se precocemente a esta interação ampla com outros serviços e ao trabalho em equipe multidisciplinar “. - Isis Maria Quezado Soares Magalhães (Supervisora do PRM).
- Medicina Intensiva Pediátrica
“A residência de Terapia Intensiva Pediátrica do HCB tem como principal objetivo preparar o médico para o cuidado integral ao paciente crítico, baseando-se no trabalho em equipe multidisciplinar, na liderança consciente e no tratamento individualizado às necessidades do paciente e sua família. No HCB, o residente terá a oportunidade de lidar com pacientes com os mais variados tipos de patologias e em situações desafiadoras, que irão enriquecer o processo de aprendizagem, formando um intensivista pediátrico de excelência.” – Selma Harue Kawahara (Supervisora do PRM).
- Nefrologia Pediátrica
“O Programa para área de atuação em Nefrologia Pediátrica do Hospital da Criança tem como objetivo habilitar o médico residente para o atendimento da criança e do adolescente com doenças agudas e crônicas do sistema urinário em nível ambulatorial, internação e assistência à UTI, bem como no setor de terapia renal substitutiva, sob supervisão contínua durante todas as atividades por uma equipe altamente capacitada. O treinamento de 2 anos inclui atividades teóricas e práticas, estágios em procedimentos diagnósticos e terapêuticos de maior complexidade, reuniões clínicas, interdisciplinares e produção de artigo científico.” – Sheila Viviane Assunção Nóbrega (Supervisora do PRM).
- Neurologia Pediátrica
“A Neurologia Pediátrica do HCB é referência com o cuidado integral da criança portadora de doenças neurológicas. Reúne compromisso com o ensino, competência profissional e ética nas relações pessoais.” – Janaína Monteiro Chaves (Supervisora do PRM).
- Pneumologia Pediátrica
“O Programa de Pneumologia Pediátrica atende as doenças relacionadas à área em questão e é centro de referência para Fibrose Cística, Asma moderada, grave e de difícil controle, Displasia Broncopulmonar grave, Doenças neuromusculares, Distúrbios do Sono, Bronquiolite Obliterante, pneumopatias relacionadas às doenças onco-hematológicas, imunossuprimidos e outras doenças sistêmicas graves. Oferece cenários de ambulatórios, hospital-dia e enfermaria clínica-cirúrgica com 200 leitos no total, sendo 40 de UTI pediátrica. Além disso, fomenta atividades de pesquisa científica e ensino nas diversas áreas.” – Luciana de Freitas Velloso Monte (Supervisora do PRM).
- Reumatologia Pediátrica
“O Programa de Residência Médica em Reumatologia Pediátrica do Hospital da Criança José Alencar herda a longeva e próspera experiência iniciada no outrora Hospital de Base do Distrito Federal. Por tratar-se de especialidade com ampla interface diagnóstica comum a várias outras áreas clínicas e o campo de aprendizagem ocorrer em um hospital pediátrico terciário complexo, é oferecido um panorama de aprendizagem oportuno à aquisição de habilidades com abrangência e densidade.” – Marne Rodrigues Pereira Almeida (Supervisora do PRM).
O HCB também é campo de treinamento em serviço para os programas de residência médica dos hospitais de ensino do Distrito Federal (vinculados à FEPECS) e instituições conveniadas públicas e privadas do Distrito Federal e demais estados da Federação. As solicitações de estágio devem ser encaminhadas para o e-mail coreme@hcb.org.br, com no mínimo 60 dias de antecedência. Documentos obrigatórios para o estágio: Convênio; Plano de Trabalho; Carta de Apresentação do Residente e Ficha de Cadastro do Residente.
Novos Acordos de Cooperação Técnica ou Termos de Colaboração
A demanda deverá ser encaminhada por ofício da Instituição para o e-mail coreme@hcb.org.br. No ofício deverá constar as áreas de interesse para o estágio, objetivos educacionais, programa mínimo de necessidades, carga horária a ser cumprida, número de residentes que deverão ser beneficiados pelo programa.
A solicitação deve ser encaminhada, no mínimo, 6 meses antes da data prevista para o início do estágio.
A formalização da parceria dependerá da disponibilidade de vagas do HCB.
O HCB disponibilizará as minutas do Acordo de Cooperação Técnica ou Termo de Colaboração e do Plano de Trabalho para preenchimento pela instituição interessada.
Após análise da disponibilidade de vagas, entraremos em contato com a instituição para iniciar a tramitação do processo.
Documentos necessários para formalização de novas parcerias:
a. Ofício formalizando o interesse na parceria;
b. Preenchimento das minutas do Acordo de Cooperação Técnica ou Termo de Colaboração e do Plano de Trabalho, disponibilizadas pelo HCB.
Documentos para habilitação jurídica:
a. Documentação pessoal do Responsável Legal;
b. Comprovante de Representante Legal da Instituição parceira (Termo de Posse, Ata de Eleição, ou equivalente.).
Apesar do HCB não possuir seus próprios Programas de Residência Multiprossional, somos campo de treinamento em serviço para os residentes de rede pública de saúde do Distrito Federal e demais instituições conveniadas e recebemos residentes para estágio complementar e optativo. As solicitações de estágio devem ser encaminhadas para o e-mail coremu@hcb.org.br. Documentos obrigatórios para o estágio: Convênio; Plano de Trabalho; Carta de Apresentação do Residente e Ficha de Cadastro do Residente.
Novos Acordos de Cooperação Técnica
A demanda deverá ser encaminhada por ofício da Instituição para o e-mail coremu@hcb.org.br. No ofício deverá constar as áreas de interesse para o estágio, objetivos educacionais, programa mínimo de necessidades, carga horária a ser cumprida, número de residentes que deverão ser beneficiados pelo programa.
A solicitação deve ser encaminhada, no mínimo, 6 meses antes da data prevista para o início do estágio.
A formalização da parceria dependerá da disponibilidade de vagas do HCB.
O HCB disponibilizará as minutas do Acordo de Cooperação Técnica ou Termo de Colaboração e do Plano de Trabalho para preenchimento pela instituição interessada.
Após análise da disponibilidade de vagas, entraremos em contato com a instituição para iniciar a tramitação do processo.
Documentos necessários para formalização de novas parcerias:
a. Ofício formalizando o interesse na parceria;
b. Preenchimento das minutas do Acordo de Cooperação Técnica ou Termo de Colaboração e do Plano de Trabalho, disponibilizadas pelo HCB.
Documentos para habilitação jurídica:
a. Documentação pessoal do Responsável Legal;
b. Comprovante de Representante Legal da Instituição parceira (Termo de Posse, Ata de Eleição, ou equivalente.).
O HCB é cenário de estágio curricular obrigatório de instituições conveniadas para alunos de graduação nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. As solicitações de estágio devem ser encaminhadas pela Instituição de Ensino conveniada para o e-mail ensino@hcb.org.br.
Documentos obrigatórios para o estágio: Convênio; Plano de Trabalho; Termo de Compromisso de Estágio e Ficha de Cadastro de Estagiário.
NOVOS CONVÊNIOS
A demanda deverá ser encaminhada por meio de ofício da Instituição de Ensino Superior para o e-mail ensino@hcb.org.br. No ofício deverá constar as áreas de interesse para o estágio obrigatório, objetivos educacionais, programa mínimo de necessidades, carga horária a ser cumprida, número de estudantes que deverão ser beneficiados pelo programa.
A solicitação deve ser encaminhada, no mínimo, 6 meses antes da data prevista para o início do estágio.
Critérios para formalização do Convênio:
a) IGC: A Instituição de Ensino Superior deverá ter pontuação de 3 a 5 na última apuração do Índice Geral de Cursos (IGC);
b) Localização geográfica: a Instituição de Ensino Superior deverá estar localizada no DF;
c) Modalidade de ensino: presencial;
d) Disponibilidade de vagas.
Os novos Convênios entre o HCB e Instituições de Ensino Superior Privadas terão contrapartida financeira paga pela Instituição de Ensino Superior.
O HCB disponibilizará as minutas do Convênio e Plano de Trabalho para preenchimento pela instituição de ensino.
Após análise dos pré-requisitos, entraremos em contato com a Instituição de Ensino Superior para iniciar a tramitação do processo.
Documentos necessários para formalização de novos Convênios:
a. Ofício formalizando o interesse na parceria;
b. Preenchimento das minutas do Convênio e Plano de Trabalho, disponibilizadas pelo HCB.
Documentos para habilitação jurídica:
a. Documentação pessoal do Responsável Legal;
b. Comprovante de Representante Legal da Instituição parceira (Termo de Posse, Ata de Eleição, ou equivalente.).
O Programa de Treinamento em Serviço, na modalidade de aprimoramento profissional permite atividades de ensino-aprendizagem, de caráter prático ou teórico-prático, desenvolvidas em contexto real de trabalho. É destinado a profissionais de saúde que buscam aprimorar, atualizar ou complementar seus conhecimentos em áreas específicas.
Os editais de oferta de vagas podem ser acompanhados pelo site na área de Cursos.
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar - HCB possui três tipos de Visitação:
- Visita Técnica Profissional: tem por objetivo, de modo observacional, contribuir para o aprimoramento do profissional, ao ser colocado em contato com os profissionais das áreas de interesse e, ao ser apresentado ao modelo assistencial e de gestão praticada na instituição, por meio da observação de atividades práticas e situações profissionais reais. Caso a instituição do solicitante seja privada, será estipulado o valor a ser cobrado conforme o número de horas e proposta definida pelas partes envolvidas.
Para a solicitação da visita é necessário preencher o formulário, com 20 dias de antecedência, e encaminhar os documentos: documento de identificação com fotografia; carteira do conselho de classe; seguro de morte, invalidez e acidentes pessoais, válido para o período.
Obs.: Os maiores de 18 anos que não apresentarem o seguro supracitado, deverão preencher um termo de responsabilidade por possíveis danos, para poderem realizar a visita.
- Visita Técnica Guiada: tem por objetivo apresentar ao estudante ou ao profissional externo a estrutura institucional, a história do HCB, sua missão, visão, valores e propósitos, tendo em vista um modelo de gestão diferenciado praticado pelo SUS. Esta visita conta com um tour pelas dependências do Hospital.
Para a solicitação da visita é necessário preencher o formulário, com 20 dias de antecedência, e encaminhar os documentos: documento de identificação com fotografia; carteira de conselho de classe (para profissionais) ou declaração da Instituição de Ensino comprovando que está devidamente matriculado no curso (para acadêmicos); seguro de morte, invalidez e acidentes pessoais, válido para o período. Os maiores de 18 anos que não apresentarem o seguro supracitado, deverão preencher um termo de responsabilidade por possíveis danos, para poderem realizar a visita.
Obs.: Quando solicitada uma Visita Técnica Guiada, por Instituição de Ensino ou acadêmico, deverá ser indicado o docente responsável pelo acompanhamento dos alunos durante a visita técnica.
- Visita Técnica Virtual: tem por objetivo oferecer um ambiente com visualização em três dimensões das instalações do hospital, com o intuito de favorecer o reconhecimento das áreas e infraestrutura disponíveis. Para ter o acesso o solicitante deverá preencher o formulário, de maneira a requisitar um acesso individual que poderá ser consultado por até três vezes.
Importante:
- Não é permitida a participação em pesquisas e o acesso a prontuários e dados e informações do HCB de alunos de ensino de graduação que não estejam formalmente inseridos no Programa de Iniciação Científica do HCB ou aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital.
- Não é permitida a realização de trabalhos de conclusão de curso de graduação no âmbito do HCB.
- A Visita Técnica realizada por acadêmicos não equivale e nem substitui os estágios curriculares.
Para solicitar sua visita clique aqui
Para mais informações: visitatecnica@hcb.org.br