Anais do 1º Congresso Brasileiro Da Criança com Condições Complexas de Saúde

 

O primeiro “Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde”, realizado pelo Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) e pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) de 21 a 23/11/18, reuniu especialistas de diversas áreas da saúde em conferências ligadas ao tema “Tecnologias para o cuidado e a cura”.

O Congresso que teve mais de 30 palestrantes e de 400 participantes propôs que a criança fosse colocada no centro dos interesses científicos e das discussões, com o enfoque da integralidade, da humanização e da interdisciplinaridade, da qualidade e da segurança do paciente, vindo a corroborar os esforços engendrados pela equipe do Hospital na consolidação desta abordagem.

Além de reunir especialistas, o Congresso inovou ao receber usuários do HCB. É muito importante que os pacientes e seus familiares tenham acesso a esse tipo de evento. Assim eles expõem a própria experiência com as tecnologias usadas no tratamento. Porque mesmo que os recursos técnicos sejam de qualidade, se eles não forem empregados de acordo com à vida do paciente, eles podem perder a eficácia.

Os Anais de um congresso reúnem trabalhos científicos publicados no contexto de um evento e são ótima fonte de pesquisa. E, mais que isso, são registros que dão a dimensão histórica do conhecimento e dos debates sobre a pediatria terciária no país.